Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Explosão em fábrica nos EUA matou 16 pessoas, dizem autoridades

12/10/2025 02:46 O Globo - Rio/Política RJ

A enorme explosão de sexta-feira em uma fábrica de explosivos no Tennessee matou 16 pessoas, informaram as autoridades no sábado, reduzindo o número de mortos após a localização de duas pessoas dadas como desaparecidas e presumivelmente mortas.
Leia também: Veja antes e depois de fábrica de munições que explodiu e deixou mortos nos EUA
A explosão na cidade de Bucksnort ocorreu em uma fábrica de propriedade da Accurate Energetic Systems, que fabrica explosivos para fins militares e de demolição.
A explosão destruiu um prédio inteiro na fábrica e abalou casas em quilômetros ao redor, de acordo com relatos da mídia.
Após uma contagem inicial de 18 pessoas presumivelmente mortas, "conseguimos localizar e determinar que mais duas pessoas estavam desaparecidas", disse Chris Davis, xerife do Condado de Humphreys, Tennessee.
O veículo e os pertences pessoais delas foram encontrados no local, levando à crença inicial de que elas estavam entre as vítimas.
A fábrica está localizada em uma área arborizada e montanhosa, longe de áreas urbanas, a mais de 80 quilômetros a oeste de Nashville, capital do Tennessee.
Os destroços estavam espalhados por uma área de 800 metros quadrados ao redor da usina, disse Davis na sexta-feira. Uma equipe inspecionou o lugar para garantir que não houvesse produtos químicos presentes que pudessem comprometer o trabalho dos socorristas.
O xerife se recusou a descartar a possibilidade de atividade criminosa no sábado. "Pode levar vários dias, semanas ou até meses até que possamos saber", disse ele a repórteres.
Várias agências federais compareceram ao local, incluindo o Departamento de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos (ATF) e o FBI, confirmou Davis.
O oficial do ATF, Brice McCracken, disse, na noite de sábado, que as autoridades "não estão mais perto hoje de determinar a origem e a causa desta explosão".
Imagens de televisão divulgadas na sexta-feira mostraram um prédio completamente devastado e em chamas, além de veículos destruídos.
Em um comunicado publicado em seu site, a Accurate Energetic Systems chamou o incidente de "acidente trágico". "Nossos pensamentos e orações estão com as famílias, colegas e comunidades afetadas por este incidente", acrescentou a empresa.
Fundada em 1980, a empresa afirma ser "especializada no desenvolvimento, fabricação, manuseio e armazenamento de uma ampla gama de produtos energéticos e explosivos para os setores militar, aeroespacial e de demolição comercial".

Fonte original: abrir