Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Com intenção de profissionalizar arbitragem em 2026, CBF e Anaf propõem 'intensivão' de treinamentos na Granja Comary

15/10/2025 16:36 O Globo - Rio/Política RJ

Diversos árbitros e assistentes que atuam nas principais competições do calendário brasileiro participaram, nos últimos dias, de uma série de treinamentos na Granja Comary, em Teresópolis, para elevar o padrão técnico, físico, teórico e psicológico da arbitragem nacional, aproximar critérios e trabalhar posicionamentos. A ação foi produzida em conjunto pela CBF, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) e a Associação de Árbitros de Futebol do Brasil (Abrafut).
Após a etapa no Rio de Janeiro, tratada como uma espécie de “intensivão”, a ideia é que o treinamento continue até o final do ano em diversos estados brasileiros — o cronograma está em aberto por conta da reta final do Brasileirão. Além das entidades citadas, as comissões estaduais de arbitragem também auxiliarão ao longo do processo.
— A profissionalização da arbitragem é um compromisso real, que vai valorizar nossos profissionais, fortalecer o esporte e manter o Brasil entre as principais referências mundiais no setor — valorizou Salmo Valentim, presidente da Anaf.
Em paralelo à medida, estão em andamento discussões para dar início ao processo de profissionalização na arbitragem no Brasil. Entre diretrizes e propostas debatidas, há a confiança de que o processo começará a ser implementado já em 2026, junto de uma série de investimentos em tecnologia, capacitação e estrutura para melhorar o desempenho dos árbitros nacionais.
Além de Valentim, Rodrigo Cintra, coordenador de arbitragem da CBF, e Anderson Daronco, presidente da Abrafut, são alguns dos nomes que participam das tratativas. Nos bastidores, Samir Xaud, presidente da CBF, tem falado sobre suas intenções em investir cada vez mais no setor.

Fonte original: abrir