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Ciências Humanas no Enem: o que revisar na reta final para a prova

18/10/2025 13:05 O Globo - Rio/Política RJ

No primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, 9 de novembro, os candidatos terão que responder 45 questões da área de Ciências Humanas, com assuntos de História, Geografia, Sociologia e Filosofia — que muitas vezes aparecem interligados.
O GLOBO conversou com professoras das quatro disciplinas, responsáveis pela preparação para o Enem dos alunos do Elite, parceiro da Plataforma Amplia, para saber o que não pode faltar na revisão final para a prova de Ciências Humanas.
Antes, porém, de partir para os conteúdos, uma recomendação compartilhada pelas professoras: é hora de resolver as provas dos anos anteriores, com foco nos erros. Ou seja, os estudantes devem fazer o máximo de questões, conferir o gabarito e rever os tópicos relacionados àquelas que errarem.
Outra dica conjunta é observar com atenção a estrutura das questões, que incluem um comando – indicativo do que deve ser buscado no texto e a relação com a resposta – e um suporte, na forma de texto, imagem, mapa, gráfico, charge, entre outros.
– No comando aparece o verbo de ação, que tem relação direta com a habilidade que o Enem quer avaliar. O cuidado com esse comando é essencial, pois é ele que vai deixar claro se o aluno deve ou não basear sua resposta no suporte da questão, e o que exatamente precisa buscar naquele texto ou imagem, por exemplo. Isso tem relação direta com o gerenciamento de tempo na prova, que é bastante extensa – explica Juliana Przybysz, coordenadora de Geografia das turmas de pré-vestibular do Elite.
Esse material é parte do Projeto Enem, canal digital que publica conteúdos gratuitos com dicas e orientações para os alunos. A iniciativa é realizada pelo GLOBO com patrocínio do Elite e da plataforma Amplia.
História
Entre os temas que costumam ser cobrados nas provas de História do Enem, estão:
Ditadura militar (1964–1985);
Era Vargas e República Liberal Democrática (1930–1964);
Brasil Colonial: economia e escravidão;
Primeira República (1889–1930);
Guerra Fria e Nova Ordem Mundial;
Movimentos sociais e cidadania no Brasil.
Camila Feitosa, coordenadora de História das turmas de pré-vestibular do Elite, observa que o Enem não traz questões factuais. A prova exige que os estudantes utilizem os conhecimentos históricos para compreender, analisar e interpretar as situações.
– Os alunos adoram falar “não tem história na prova”. Tem muito conteúdo de história, mas não é factual, não é data, não é nome, não é título de alguém. O aluno precisa fazer uma análise crítica, uma contextualização com o que está acontecendo, para resolver as questões.
Dentre os assuntos de maior importância, a professora destaca a escravidão, em especial seus impactos na construção do Brasil. Para ela, vale refletir sobre como a escravidão movimenta a economia, mexe com a sociedade e traz um reflexo da resistência e da atuação naquele momento.
Camila ressalta ainda que o Enem trabalha com temas que ligam passado e presente. Assim, assuntos como ditadura, Era Vargas e a própria escravidão precisam ser pensados dentro de processos de manutenção de poder e de privilégios.
– Precisamos observar como os processos históricos impactam o acesso ao mercado de trabalho, à moradia e às universidades, por exemplo. Como essa população de pretos e pardos no Brasil, que é maioria, não ocupa esses espaços. E entender que isso vem dessa formação de país a partir da ocupação e de colonização portuguesa – analisa.
Geografia
Já na prova de Geografia do Enem, os assuntos que aparecem com frequência são:
Espaço urbano e agrário;
Geopolítica e questões econômicas;
Geologia e geomorfologia;
Domínios morfoclimáticos;
Migrações e demografia;
Questões ambientais, clima e fontes de energia.
Um tópico ressaltado pela professora Juliana Przybysz é a cartografia, área voltada para a representação terrestre principalmente por meio de mapas. É importante que o estudante saiba interpretar as diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
– Cai projeção cartográfica, escala, coordenada? Cai. Mas o essencial é a leitura e a interpretação de mapas. Porque isso pode cair numa questão, por exemplo, sobre Israel e Palestina. Se você não souber ler o mapa, perdeu a questão – alerta Juliana.
Os impactos ambientais também merecem atenção. O estudante precisa compreender os impactos em diferentes ambientes (atmosféricos, solos, rios etc), mas também deve saber sobre acordos e conferências ambientais. Para a professora, o foco deve ser o Acordo de Paris – tratado internacional sobre mudanças climáticas, assinado em 2015 – e COP-30, 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que acontecerá no mês que vem, em Belém (PA).
– Mesmo que ainda não tenha acontecido, o Brasil foi escolhido para sediar este evento em 2023, com candidatura em 2022, e pela primeira vez a COP será no bioma amazônico. Belém foi escolhida para sediar o evento por estar no coração da Amazônia, porém os preços altos e a escassez dos hotéis vão levar alguns países, principalmente aqueles

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