Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Chuvas intensas provocam alagamentos no Litoral Norte do RS; veja VÍDEO

09/12/2025 21:33 G1 RS

Chuva forte causa alagamentos em Osório, no Litoral do RS
A cidade de Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, enfrenta pontos de alagamento nesta terça-feira (9) após chuvas intensas atingirem a região. Em algumas áreas, a água chegou a cobrir metade da altura dos veículos. (veja vídeo acima)
O Rio Grande do Sul sofre os efeitos de um ciclone extratropical que se formou entre o Paraguai e a Argentina e que está passando pelo Brasil. (saiba mais abaixo)
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Segundo a prefeitura, equipes da Secretaria de Obras trabalham para interditar ruas onde há acúmulo de água. A gestão municipal destaca ainda que a precipitação foi muito acima do esperado e atingiu locais que nunca haviam registrado alagamentos.
Até a publicação desta reportagem, a prefeitura não tinha levantamentos oficiais sobre os prejuízos.
Osório, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul, atingida por fortes chuvas
Arquivo pessoal/ Eduardo Ruppenthal e Celoir Machado de Borba
Ciclone no RS
De acordo com a Climatempo Meteorologia, um ciclone deve se deslocar para o oceano, mantendo o tempo fechado e com muita nebulosidade em todo o estado. A previsão indica atenção redobrada para áreas do Litoral, onde o mar deve permanecer agitado. Há aviso de ressaca, com ondas que podem chegar a 2,5 metros.
"O ciclone já se formou, está atuando sobre o estado neste momento. O risco maior é quando se deslocar para o oceano. Ele vai começar a causar ventos um pouco mais intensos, vai se intensificar perto do Litoral do RS, e precipitação intensa que vai se deslocar mais para a Região Sul do RS", avalia o meteorologista da Defesa Civil do RS, Bruno Zanetti Ribeiro.
Em Flores da Cunha, na Serra do RS, um tornado atingiu o município na segunda-feira (8). A tempestade deixou, pelo menos, 80 casas danificadas. O impacto foi sentido tanto na área urbana quanto na zona rural. Em Alfredo Chaves, localidade mais atingida, uma igreja centenária teve o telhado arrancado, um ginásio esportivo foi destruído e pipas de armazenamento de vinho tombaram.
Veja a situação em cada município atingido, segundo a Defesa Civil do RS:
Antônio Prado: informou danos em telhados de quatro residências e queda de árvores. Bombeiros voluntários deslocaram ao local para entrega de lonas e corte de árvores. (8/12 - 21h04)
Barão: informou falta de energia elétrica em todo município, além de fogo em uma residência (informações preliminares apontam curto após a reativação da energia). Família foi alojada em outra reisdência. (9/12 - 8h32)
Caxias do Sul: informou estragos em telhados de cinco residências, destelhamento de um galpão e alagamento em uma rua. (9/12 - 9h25)
Estrela: informou que o telhado de um galpão atingiu a rede de energia de Linha São Jacó Bainha, no interior. Defesa Civil municipal e Coordenadoria Regional já acionaram concessionária de energia para atendimento técnico. (8/12 -21h43)
Farroupilha: informou danos em telhado de uma residência, deixando a família desalojada, e falta de energia em pontos de três bairros em função de queda de árvores. Bombeiros e Defesa Civil do município deslocaram ao local para distribuição de lonas e corte de árvores. (8/12 - 21h06)
Flores da Cunha: informou danos em 43 residências, no telhado da Igreja da Comunidade, UBS, escola e comércios da localidade de Alfredo Chaves, interior do município. Equipes acompanham a situação e levantamento segue sendo feito no local. (8/12 - 22h05)
Garibaldi: informou estragos em duas residências, que foram atingidas por queda de árvores, postes caídos e galhos, que afetaram a rede elétrica deixando parte da cidade sem energia elétrica, além de arvores caídas nas rodovias. Foi reportado também um incêndio na entrada de energia de uma residência. (9/12 - 11h16)
Gentil: informou danos em telhados de cinco residências, três galpões e na Casa do Artesão, além de árvores caídas. Defesa Civil do município distribuiu lonas. (8/12 - 19h)
Lajeado: informou dano em telhado de um prédio no bairro Florestal. Equipes seguem realizando levantamento para identificar outros possíveis danos. (8/12 - 20h08)
Nova Pádua: informou danos em telhados de três residências, queda de árvores e falta de energia elétrica. Bombeiros e Defesa Civil municipal deslocaram até o local para distribuição de lonas, limpeza urbana e corte de árvores. Quatro pessoas foram alojadas na casa de familiares. (8/12 - 22h05)
Pinto Bandeira: informou danos em telhados em duas residências. Defesa Civil municipal deslocou ao local para entrega de lonas. (8/12 - 21h01)
São Vendelino: informou queda de árvores, obstrução de algumas vias e falta de energia elétrica. Equipes trabalham para restabelecer a normalidade. (8/12 - 20h56)
Taquari: informou árvore caída em cima de uma residência. Árvore foi cortada para colocação de lona. (9/12 -8h26)
Teutônia: informou danos em telhados de três residências e queda de árvores. Uma pessoa foi alojada na casa de familiares. (8/12 - 20h58)
Previsão do tempo
Para quarta-feira (10), é esperado que

Fonte original: abrir