Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Calculadora do 13º: saiba o valor e quando cai cada parcela

30/10/2025 14:13 O Globo - Rio/Política RJ

Quando cai o 13º salário? Qual valor eu vou receber? Chega novembro e os brasileiros já fazem as contas do que fazer com a gratificação de fim de ano. Mas, afinal, quanto será depositado na conta? Para ajudar os trabalhadores a saber o valor exato, o GLOBO preparou uma calculadora da primeira parcela do 13º. Confira abaixo e saiba a seguir, o calendário de pagamento e as regras para receber o benefício:

Quando é pago o 13º salário?
A bonificação, que pode ser dividida em duas parcelas pelos empregadores, deve ter a primeira parte depositada até o fim de novembro.
Mas alguns trabalhadores optam por receber antes, como nas férias. E algumas empresas preferem fazer o pagamento antecipado, como no mês de aniversário do funcionário.
Portanto, é importante checar se essa cota foi paga anteriormente, para não esperar um dinheiro que já foi depositado. O calendário funciona assim:
Primeira parcela: até o dia 30 de novembro
Segunda parcela: no dia 20 de dezembro
Quem tem direito ao 13º salário?
Todos os empregados com carteira assinada que tenham trabalhado 15 dias ou mais no ano, aposentados e pensionistas de órgãos públicos e da Previdência Social têm direito ao 13º salário. O INSS já fez o pagamento da primeira parcela da bonificação.
Qual é o valor de cada parcela?
A primeira e a segunda parcela não têm valor igual. Isso ocorre porque, sobre a segunda parcela, incidem todos os descontos de INSS e de Imposto de Renda (se o trabalhador não for isento de IR) de uma vez.
Na primeira parcela, é pago o valor bruto, ou seja, o trabalhador recebe mais.
Como é calculado o 13º?
O cálculo do décimo terceiro se baseia no salário do trabalhador e na quantidade de meses trabalhados no ano. Veja como funciona o cálculo:
Identifique o valor do salário bruto (valor integral do salário, sem descontos);
Multiplique o salário bruto pelo número de meses trabalhados. Para contar, o trabalhador precisa ter trabalhado pelo menos 15 dias em um mês para que ele seja considerado completo;
Divida o resultado por 12 para obter o valor bruto do décimo terceiro.
A metade do valor bruto final é o equivalente à primeira parcela do 13º salário. Já a segunda metade é menor: sobre ela incidem todos os descontos obrigatórios de uma vez (INSS e, se aplicável, Imposto de Renda).
Horas extras contam?
Sim, se você faz horas extras de forma recorrente, elas também influenciam no cálculo do seu décimo terceiro. Neste caso, o cálculo do 13º é feito somando todas as horas extras realizadas ao longo do ano, dividindo pelo número de meses trabalhados e, então, adicionando essa média ao valor do 13º.
Dessa forma, as horas extras têm um impacto direto no valor final do seu 13º, aumentando o total a ser recebido. Mas vale lembrar que essa média só é considerada se as horas extras forem frequentes ao longo do ano.
Quem sai do trabalho ou é demitido recebe 13º?
Quem saiu do trabalho durante o ano recebe 13° salário proporcional aos meses trabalhados (entende-se como mês de serviço o empregado que trabalhou 15 dias ou mais no período.) Neste caso, o pagamento do 13º é realizado em parcela única compondo as verbas rescisórias.
Initial plugin text

Fonte original: abrir