
Baleia jubarte inflável imersiva de 14 metros chega ao Jardim Botânico
Quem sempre quis saber como é o interior de um animal gigante terá a chance de matar a curiosidade a partir da próxima segunda (20) no Jardim Botânico, quando chega uma baleia jubarte inflável de 14 metros para experiência imersiva durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Assim como Geppetto, no clássico infantil "Pinóquio", os visitantes do parque poderão ver todos os detalhes do corpo de um animal adulto em escala real e seus principais órgãos.
Lazer: Parque Suzana Naspolini, em Realengo, será ampliado e ganhará ambiente para shows e área molhada para refrescar
Aterros do Rio: cidade perdeu 56 praias desde o século XX; conheça a história das que desapareceram
Baleia Jubarte inflável por dentro
Divulgação
A instalação ficará no gramado, antes da entrada para o arboreto do Jardim Botânico, com participação gratuita. Na programação do evento, há mais de 30 atividades, entre trilhas guiadas, atividades educativas, experiências com realidade virtual, exposições e palestras, todas relacionadas ao tema "Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”.
Feita pelo Projeto Baleia Jubarte, a réplica tem por objetivo alertar para a conservação do animal, frequente na costa do Brasil durante o inverno. Durante século, a espécie foi caçada de forma indiscriminada, prática que se intensificou durante o século XIX e só foi totalmente proibida em 1968. A matança quase levou as jubartes à extinção, chegando a ter, no Atlântico Sul, apenas poucas centenas de animais. Felizmente, desde 2014 a espécie caminha à recuperação de sua população.
Fonte original: abrir