
Autoridades palestinas estimam até 10 mil corpos sob escombros em Gaza
Cerca de 150 corpos foram encontrados entre os escombros de prédios destruídos por bombardeios israelenses na Faixa de Gaza desde o início do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, informou neste sábado, a Defesa Civil de Gaza.
Entenda os termos: Israel aprova primeira fase do acordo com Hamas para cessar-fogo em Gaza, e centenas de pessoas comemoram em Tel Aviv
Há dois anos em cativeiro: Saiba quem são os reféns do Hamas que são dados como vivos em Gaza e que devem ser libertados sob acordo de cessar-fogo
Segundo o porta-voz Mahmoud Basal, as equipes acreditam que os corpos de até 10 mil palestinos ainda estejam soterrados sob ruínas em várias partes do território desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel.
Na sexta-feira, ao menos 33 corpos foram recuperados na Cidade de Gaza, após a retirada parcial das forças israelenses de algumas zonas, disse à CNN o médico Mohammed Abu Salmiya, diretor do hospital Al-Shifa.
O Ministério da Saúde palestino estima que mais de 67,6 mil pessoas morreram em Gaza durante quase dois anos de conflito. A ONU e organizações de direitos humanos alertam que o número real de vítimas pode ser milhares de vezes maior, devido aos corpos ainda presos sob os escombros.
Enquanto isso, milhares de famílias começaram a retornar a áreas devastadas em diferentes partes da Faixa de Gaza desde o início do cessar-fogo, na sexta-feira. Muitas encontraram ruas em ruínas, prédios destruídos e falta total de serviços básicos, como água, energia e assistência médica.
Agências humanitárias relatam um colapso generalizado nas condições de vida, com escassez de alimentos, hospitais sem capacidade para operar e milhares de desabrigados vivendo em abrigos improvisados ou sobre os destroços de antigas residências.
Em seu último comunicado, o Ministério da Saúde palestino informou que os corpos recuperados dos escombros estão sendo incluídos gradualmente no total oficial de vítimas da guerra.
Fonte original: abrir