Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Autoridades palestinas estimam até 10 mil corpos sob escombros em Gaza

11/10/2025 13:59 O Globo - Rio/Política RJ

Cerca de 150 corpos foram encontrados entre os escombros de prédios destruídos por bombardeios israelenses na Faixa de Gaza desde o início do cessar-fogo entre Israel e o Hamas, informou neste sábado, a Defesa Civil de Gaza.
Entenda os termos: Israel aprova primeira fase do acordo com Hamas para cessar-fogo em Gaza, e centenas de pessoas comemoram em Tel Aviv
Há dois anos em cativeiro: Saiba quem são os reféns do Hamas que são dados como vivos em Gaza e que devem ser libertados sob acordo de cessar-fogo
Segundo o porta-voz Mahmoud Basal, as equipes acreditam que os corpos de até 10 mil palestinos ainda estejam soterrados sob ruínas em várias partes do território desde o início da guerra, em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel.
Na sexta-feira, ao menos 33 corpos foram recuperados na Cidade de Gaza, após a retirada parcial das forças israelenses de algumas zonas, disse à CNN o médico Mohammed Abu Salmiya, diretor do hospital Al-Shifa.
O Ministério da Saúde palestino estima que mais de 67,6 mil pessoas morreram em Gaza durante quase dois anos de conflito. A ONU e organizações de direitos humanos alertam que o número real de vítimas pode ser milhares de vezes maior, devido aos corpos ainda presos sob os escombros.
Enquanto isso, milhares de famílias começaram a retornar a áreas devastadas em diferentes partes da Faixa de Gaza desde o início do cessar-fogo, na sexta-feira. Muitas encontraram ruas em ruínas, prédios destruídos e falta total de serviços básicos, como água, energia e assistência médica.
Agências humanitárias relatam um colapso generalizado nas condições de vida, com escassez de alimentos, hospitais sem capacidade para operar e milhares de desabrigados vivendo em abrigos improvisados ou sobre os destroços de antigas residências.
Em seu último comunicado, o Ministério da Saúde palestino informou que os corpos recuperados dos escombros estão sendo incluídos gradualmente no total oficial de vítimas da guerra.

Fonte original: abrir