Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Após confirmação de 3 tornados, SC segue com ventos fortes e registra mais estragos neste sábado

08/11/2025 17:55 G1 SC

Ventos fortes durante campeonato de surfe na Praia Mole, em Florianópolis
Após a confirmação de três tornados, Santa Catarina segue com ventos fortes na tarde deste sábado (8). O estado registrou quedas de árvores e fechamento de locais preventivamente.
Desde sexta-feira (7), o território catarinense enfrenta danos causados por tempestades, fortes ventos, chuvas e tornados, por causa da formação de um ciclone extratropical em alto-mar.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Nestes dois dias, o estado registrou alagamentos, quedas de árvores, destelhamentos, obstrução de estradas, danos em casas, prédios públicos e veículos, falta de luz, deslizamentos e desalojados. As informações são da Defesa Civil.
Neste sábado, os ventos continuam fortes (confira a previsão no final da reportagem). Os tornados ocorreram nas cidades de Dionísio Cerqueira, Xanxerê e Faxinal dos Guedes, no Oeste. A confirmação foi na manhã deste sábado.
As Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) informaram às 14h45 deste sábado que 10,8 mil unidades consumidoras estavam sem energia por causa da passagem do ciclone extratropical. No momento, 247 equipes de eletricistas estavam focados no reestabelecimento do sistema elétrico.
Veja abaixo os estragos por região e cidade. No final da reportagem, confira os maiores acumulados de chuva registrados pela Defesa Civil.
Três tornados atingiram cidades de SC, confirma Defesa Civil
Ciclone extratropical causa queda de árvores, destelhamentos e vendaval
Avião desce 'de lado' durante pouso por causa do vento forte em aeroporto de SC; VÍDEO
Estragos e avisos de sábado
Grande Florianópolis
Florianópolis
A prefeitura pede que as pessoas fiquem em casa ou em local abrigado por causa dos fortes ventos. A população deve evitar ficar na rua.
São José
Na manhã deste sábado (8), uma árvore caiu em cima da rede elétrica em São José. Com isso, houve o rompimento de fios e o corte no fornecimento de energia.
A guarnição realizou o isolamento da área e aguardou a chegada da equipe da concessionária para o desligamento da rede, garantindo a segurança da operação.
Após a confirmação da ausência de energia, foi efetuado o corte e a remoção da árvore, eliminando o risco à residência e aos moradores.
Árvore cai sobre rede elétrica durante ventos fortes em São José, SC
Árvore cai sobre rede elétrica em São José, na Grande Florianópolis
CBMSC/Divulgação
Norte
São Francisco do Sul
A Secretaria de Meio Ambiente informou que o Parque Ecológico Municipal Celso Amorim Salazar Pessoa estará fechado devido aos alertas climáticos da Defesa Civil e por questões de segurança em virtude do risco de queda de galhos e árvores no local.
Além disso, as operações de travessia entre São Francisco do Sul e a Vila da Glória, tanto por lancha quanto pelo ferry boat, podem sofrer instabilidade por conta do mau tempo.
As empresas responsáveis pelos serviços irão monitorando continuamente as condições climáticas e de navegabilidade. Dessa forma, suspensões ocasionais nas travessias poderão ocorrer, caso haja necessidade, sempre com foco na segurança de passageiros, tripulantes e embarcações.
Danos registrados entre sexta e a madrugada de sábado
Oeste
Dionísio Cerqueira
Forte temporal atingiu as comunidades Jorge Lacerda e Gleba União, deixando cerca de 60 residências danificadas. Houve destelhamentos, queda de árvores, danos em escola, igreja e ônibus.
Duas pessoas ficaram feridas e 30 precisaram deixar as próprias casas e ir para a residência de parentes. Não houve desabrigados e cinco vias foram interditadas.
O município já decretou situação de emergência, conforme a Defesa Civil municipal.
Chapecó
Houve alagamentos pontuais em residências e vias e três quedas de árvores. No total, 28 residências foram destelhadas e os moradores, atendidas com lonas.
Uma escola foi danificada e três vias, obstruídas por árvores. Os danos foram distribuídos nas localidades de Linha Colônia Cella, Belverde, Bela Vista, Vila Rica e Eldorado.
Faxinal dos Guedes
Uma tempestade com rajadas intensas de vento às 16h50 de sexta atingiu área urbana, industrial e BR-282. Quedas de árvores de grande porte bloquearam ambos os sentidos da rodovia por cerca de três horas.
Houve tombamento de caminhão e danos estruturais. Uma residência foi totalmente destelhada, deixando dois desalojados, que foram para a casa de familiares. O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) teve destelhamento parcial. O parque industrial sofreu danos leves.
Rede elétrica afetada em três pontos, com dois postes caídos na zona rural. A energia foi restabelecida à noite.
Caminhão tombou em Faxinal dos Guedes
Defesa Civil/Divulgação
Xanxerê
Uma tempestade com rajadas intensas de vento registrada por volta das 17h de sexta atingiu áreas urbanas do município, provocando queda de árvores, danos em estruturas e interrupção temporária de vias.
Equipes da Defesa Civil e parceiros seguem realizando corte e remoção de árvores, entrega de lonas, vistorias e atendimento à população.
Até 8h30 deste sáb

Fonte original: abrir