Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Vendaval histórico em SP cancela ao menos 15 voos no aeroporto de Porto Alegre, diz Fraport

11/12/2025 14:29 G1 RS

Centenas de voos são cancelados nos aeroportos de SP após vendaval
Ao menos 15 voos que chegariam ou partiriam do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, foram cancelados nesta quinta-feira (11). O problema é decorrente das rajadas de vento registradas em São Paulo - que concentra Congonhas e Guarulhos, os principais terminais do Brasil.
➡️ A Grande São Paulo enfrentou uma ventania considerada inédita pelos meteorologistas: foi a primeira vez que rajadas tão fortes atingem a região sem a presença de chuva ou temporais. Na quarta, o Aeroporto de Congonhas chegou a registrar ventos de 96,3 km/h.
Conforme a Fraport, administradora do aeroporto da capital do RS, oito partidas e sete chegadas foram afetadas. Confira abaixo:
Partidas:
Brasília
São Paulo - Guarulhos
São Paulo - Congonhas (3 voos)
Rio de Janeiro (Galeão)
Curitiba
Florianópolis
Chegadas:
Rio de Janeiro (Galeão)
Curitiba
São Paulo - Congonhas (2 voos)
São Paulo - Guarulhos (2 voos)
Florianópolis
O impasse gerou longas filas. O repórter da RBS TV Giovani Grizotti registrou o fluxo de pessoas no saguão do aeroporto durante a manhã. (Veja imagem abaixo)
As companhias aéreas estão concentrando o atendimento sobre os voos impactados na área de check-in internacional. A recomendação é que os passageiros consultem o status no painel do aeroporto ou no site oficial da empresa.
Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em 11 de dezembro
Giovani Grizotti/RBS TV
Impacto também no aeroporto de Caxias do Sul
Segundo a administração do Aeroporto Regional Hugo Cantergiani, em Caxias do Sul, a Azul Linhas Aéreas cancelou um voo para Campinas, na quarta (10), devido ao fenômeno "windshear", uma variação brusca e localizada na direção do vento.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A Gol Linhas Aéreas também cancelou um voo da tarde, mas em decorrência do mau tempo no Aeroporto de Congonhas (CGH), em São Paulo. Já a LATAM Airlines informou um atraso de 30 minutos em um voo.
De acordo com o diretor do aeroporto de Caxias do Sul, Cleberson Rubinei Babetzki, o tempo na região da Serra se manteve instável ao longo do dia. Ele reforça que as decisões de alterar voos partem das companhias aéreas, que seguem critérios de segurança operacional.
Voos sofreram impactos por conta do mau tempo em São Paulo
Jefferson Botega/Agencia RBS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fonte original: abrir