Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Trump suspende envio de Guarda Nacional a São Francisco após conselhos de amigos

23/10/2025 20:15 O Globo - Rio/Política RJ

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira que cancelou o envio de agentes da Guarda Nacional a São Francisco, Califórnia, justamente quando eles começavam a se reunir em uma base da Guarda Costeira na área da baía. Em uma postagem na rede social Truth Social, Trump disse que havia suspendido a ação a pedido de amigos que moram na área da baía e que validaram o trabalho do prefeito democrata da cidade, Daniel Lurie.
Salão de baile, jardim pavimentado e muito ouro: Veja as cinco grandes mudanças que Trump está fazendo na Casa Branca
Na publicação, o presidente americano citou especificamente Marc Benioff, diretor executivo da Salesforce, que provocou uma tempestade local ao dizer inicialmente que queria a Guarda Nacional em São Francisco, e Jensen Huang, presidente e diretor executivo da Nvidia. Benioff posteriormente se desculpou e disse que não queria tropas da Guarda na cidade.
Trump disse que as autoridades federais estavam “se preparando para ‘invadir’ São Francisco, Califórnia, no sábado”, até que seus amigos lhe pediram para parar porque Lurie estava fazendo “progressos substanciais”.
O prefeito disse em um comunicado que Trump lhe contou sobre a reviravolta em uma ligação na noite de quarta-feira. Lurie contou que os dois conversaram sobre a recente queda na criminalidade em São Francisco, o retorno dos turistas após a pandemia e o boom da indústria de inteligência artificial na cidade.
“Nessa conversa, o presidente me disse claramente que estava cancelando quaisquer planos para uma mobilização federal em São Francisco”, disse Lurie no comunicado. “A secretária de Segurança Interna, Kristi Noem, reafirmou essa orientação em nossa conversa esta manhã.”
O prefeito, um novato na política e herdeiro da fortuna da Levi Strauss, tem evitado falar sobre política nacional desde que assumiu o cargo em janeiro, dizendo que prefere se concentrar em questões locais. Ele nem mesmo mencionou o nome de Trump em público.
— São Francisco está em ascensão — declarou Lurie nesta quinta-feira. — Agradecemos que o presidente compreenda que somos o centro global da tecnologia e que, quando São Francisco é forte, nosso país é forte.
Não ficou imediatamente claro se isso significava que o governo Trump havia cancelado toda a operação planejada pela Alfândega e Proteção de Fronteiras (CBP) dos EUA para toda a área da baía, ou apenas para São Francisco.
Manifestantes se reuniram na manhã desta quinta-feira em frente à Ilha da Guarda Costeira, uma instalação em Alameda, Califórnia, do outro lado da baía de São Francisco, que seria usada como base para a operação. Membros da multidão tentaram impedir a entrada de carros na base, incluindo pelo menos dois veículos da Patrulha de Fronteira.
Com um dos custos de vida mais altos do país, São Francisco tem uma população estimada relativamente baixa de residentes sem documentos, em comparação com outras grandes cidades da Califórnia. Uma análise de 2023 do Migration Policy Institute, um think tank apartidário, estimou que cerca de 42 mil dos mais de 800 mil habitantes da cidade viviam sem autorização no país. Em comparação, acredita-se que o condado de Los Angeles abrigue mais de um milhão de imigrantes sem documentos.
No condado vizinho de Alameda, que inclui a cidade de Oakland, as estimativas apontam para uma população de cerca de 100 mil indocumentados. A prefeita Barbara Lee, de Oakland, cujo horizonte pode ser visto da base da Guarda Costeira, disse que não teve notícias de Trump e não espera que sua cidade seja poupada das batidas de imigração.
— Não temos ideia. A situação é muito instável — disse Lee. — Estamos seguindo em frente com nossos planos e estamos preparados.
Ursula Jones Dickson, promotora pública do condado de Alameda, disse que espera que Oakland continue sendo alvo dos agentes federais.
— Sabemos que eles estão mirando Oakland, e é por isso que São Francisco de repente está fora de questão — afirmou Jones Dickson. — Não vou ficar calada sobre o que está por vir.
Os líderes do setor de tecnologia que imploraram a Trump ficaram menos expressivos após o anúncio desta quinta-feira. Quando solicitado a comentar, Benioff compartilhou capturas de tela da postagem do presidente no Truth Social, mas não respondeu às perguntas do New York Times sobre a conversa entre eles.
Representantes da Nvidia, fabricante de chips de inteligência artificial, se recusaram a comentar. Huang, diretor executivo da empresa, é proprietário de uma mansão na Billionaire's Row, bairro de São Francisco onde também mora a mãe de Lurie, Mimi Haas.
David Sacks, outro morador do bairro e czar de Trump para inteligência artificial e criptomoedas, havia postado anteriormente no X que a Guarda Nacional deveria vir para a cidade. Até o final da manhã de quinta-feira, ele não havia se pronunciado publicamente e não respondeu a um pedido de comentário.
A assessoria de imprensa do governador da Califórnia, Gavin Newsom, — que é do partido democrata — declarou que Trump “fi

Fonte original: abrir