Salvador recebe programação especial da Semana de Ciência e Tecnologia
Na próxima quarta-feira, 5, o Largo do Farol da Barra, em Salvador, vai se transformar em um grande espaço de aprendizado e descoberta. Das 9 às 17 horas, baianos e turistas poderão participar da programação especial da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), um evento aberto ao público, com foco na popularização da ciência.Promovido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), o encontro traz como tema “Planeta Água: a cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”, convidando o público a refletir sobre a relação entre o ser humano, o oceano e o meio ambiente.Quem passar pelo Farol da Barra terá acesso a exposições científicas, oficinas interativas, demonstrações experimentais, ações culturais e educativas, além de rodas de conversa com especialistas e estudantes. Tudo preparado para aproximar a ciência do dia a dia das pessoas, de forma acessível e inspiradora.
Leia Também:
Marcius Gomes, da Secti, fala sobre ciência, educação e desenvolvimento na Bahia
Jerônimo anuncia novos secretários da Saeb e Secti
Secti lança Agência de Inovação no Bahia Oil & Gas Energy
A programação será dividida em dois espaços. No Largo do Farol, domos estarão abertos à visitação com mostras de projetos desenvolvidos por alunos e pesquisadores, todos ligados ao tema da SNCT. Já dentro do Museu Náutico da Bahia, quem desejar pode adquirir ingresso para visitar a tradicional exposição, conhecer uma experiência imersiva e participar de rodas de diálogo sobre o papel dos oceanos e dos recursos naturais na nossa vida.
exposição de animais marinhos
| Foto: Ana Cardoso | Secti
O secretário da Secti, Marcius Gomes, reforça a importância da integração da ciência no cotidiano da população. “Durante todo o mês de outubro, celebramos a ciência e a tecnologia em todos os territórios de identidade da Bahia", ressalta. "Agora, encerramos esse ciclo no Farol da Barra, um dos nossos cartões-postais, com uma programação que destaca a importância da cultura oceânica, da preservação dos rios e do uso sustentável dos recursos naturais.”A ação conta com o apoio de diversas instituições parceiras, como as Secretarias Estaduais de Meio Ambiente (Sema), Educação (SEC), Turismo (Setur), Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Comunicação (Secom), além do Comando do 2º Distrito Naval – Marinha do Brasil e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Fonte original: abrir