Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Rio Open: Gael Monfils e Matteo Berrettini estão confirmados no saibro carioca

15/10/2025 03:01 O Globo - Rio/Política RJ

O Rio Open tem mais dois nomes de peso confirmados: Gael Monfils e Matteo Berrettini estarão de volta à cidade na 12ª edição do ATP 500. Eles se juntam a Lorenzo Musetti, atual oitavo do mundo e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Paris, e a João Fonseca, top 40 do ranking e número um do Brasil.
Aos 39 anos, Monfils anunciou recentemente a aposentadoria ao final da temporada de 2026, e o Rio Open será parte do calendário de despedida do circuito. O francês retorna ao saibro carioca após oito anos. Em 2018, ele disputou as quartas de final, mas perdeu para o argentino Diego Schwartzman, que se sagrou campeão daquela edição.
A longevidade do francês, que já foi número 6 do mundo, lhe rendeu alguns recordes. Após vencer o ATP 250 de Auckland, na Nova Zelândia, em janeiro deste ano, ele se tornou o campeão mais velho da história do circuito da ATP (criado em 1990). Também é o tenista mais velho a vencer um título desde Ken Rosewall, em 1977 — o australiano conquistou um torneio em Hong Kong aos 43 anos.
— Mal posso esperar para voltar ao Rio Open. Estive lá apenas uma vez e a atmosfera foi incrível. Esta será minha última temporada, então minha expectativa é aproveitar, tentar jogar um grande tênis e ter uma conexão incrível com os fãs do Rio. Lembro do ambiente na quadra e foi simplesmente sensacional — afirmou o francês à organização do evento.
Dono de 10 títulos em torneios de simples (seis em saibro), Berrettini volta ao Rio para melhor sorte nas quadras cariocas. Em 2022, ele caiu nas quartas de final para a então promessa Carlos Alcaraz. O espanhol conquistou o ATP 500, aos 18 anos, sendo o mais jovem tenista a vencer um torneio desse nível.

Atualmente, ele é o 61º colocado no ranking da ATP, mas já figurou no Top 10, antes de uma sequência de lesões nos últimos anos.
— Estou muito feliz em voltar ao Rio depois de uns anos. Eu realmente tenho uma grande expectativa para este torneio. Como vocês sabem, eu tenho uma avó brasileira, então eu realmente quero jogar o meu melhor tênis lá e da última vez que joguei o apoio foi inacreditável — disse Berrettini.

Fonte original: abrir