Prefeitura do Rio lança programa 'Nave Decola' e amplia oferta de cursos gratuitos em tecnologia
A Prefeitura do Rio lançou nesta terça-feira, o programa "Nave Decola", que reúne um conjunto de ações voltadas à modernização do modelo pedagógico das Naves do Conhecimento e à ampliação da oferta de cursos gratuitos. O anúncio foi feito através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, no Engenhão, na Zona Norte da cidade, que afirmou que o programa também possui foco na formação profissional e na inserção no mercado de trabalho.
Prisão do presidente da Alerj: Moraes concede liberdade provisória a Bacellar, que terá que cumprir medidas cautelares
Câmara do Rio aprova nova lei do Minha Casa, Minha Vida e atualiza regras para empreendimentos habitacionais
O programa será dividido em cinco eixos: Educa Nave, IA ao Alcance de Todos, Nave Game, Conexão Território e Impulsiona Nave. A proposta é levar novas trilhas formativas às 12 Naves do Conhecimento, três Naves Satélites e também às 18 Navezinhas Cariocas, com parcerias firmadas com instituições como Sesi, Senai, PUC-Rio, IFRJ e Fundação Roberto Marinho.
— Os projetos que estamos lançando têm como objetivo responder às mudanças sociais e aos avanços tecnológicos, especialmente com a inteligência artificial. Estamos ampliando parcerias com instituições de ensino para oferecer um portfólio mais diverso e alinhado às demandas do mercado — explicou Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Segundo a pasta, em 2025 foram oferecidos 5.824 cursos e oficinas gratuitas, com emissão de 68.911 certificados. A programação incluiu desde informática básica e inclusão digital até áreas como programação, robótica, criação de games, design, fotografia, educação financeira e inteligência artificial.
Transporte aquaviário nas lagoas da Barra: primeira linha, ligando o Canal de Marapendi ao metrô, deve começar a operar em 2026
Principais novidades
Uma das principais novidades é a adoção de uma matriz pedagógica unificada, com ementas padronizadas e organização por eixos formativos, entre eles tecnologia da informação, economia criativa e empreendedorismo. A meta é passar a oferecer cursos de qualificação profissional reconhecidos pelo MEC e Ministério do Trabalho.
— As Naves passam a ter um modelo único de formação. Vamos ampliar também as atividades na área gamer, que são uma grande porta de entrada para jovens interessados em tecnologia — destacou Gabriel Medina, subsecretário de Formação e Projetos Tecnológicos da secretaria.
Dentro desse segmento, o programa “Nave Game” será implementado nas unidades de Campo Grande, Santa Cruz, Vila Aliança, Realengo, Triagem, Pavuna, Penha, Nova Brasília e Engenhão. Todas, com exceção da Pavuna, já contam com equipes de e-sports formadas por frequentadores das Naves.
Time Arcanjos
Um exemplo de sucesso é o time Arcanjos, da Nave do Engenhão, campeão em torneios de Valorant. O capitão da equipe, Gilberto Molina Gonzalez Junior, de 17 anos, morador de Nova Iguaçu e estudante do 2º ano do ensino médio, conheceu o grupo por meio de um aplicativo de mensagens.
— Meu sonho é ser atleta de e-sports profissional. Começou como hobby, mas hoje treinamos e participamos de campeonatos fora do Rio, em São Paulo e Minas — conta o jovem, que pretende cursar Engenharia da Computação.
Para ele, as arenas gamers públicas oferecem acesso a equipamentos de qualidade e oportunidades de socialização e aprendizado, desde que haja dedicação e espírito de equipe.
Lagoa pode ganhar centro de apoio à fauna silvestre para atendimentos de emergência
Além das parcerias já estabelecidas com Sesi, Senai e IFRJ, a secretaria prepara novos acordos com o Senac para ampliar, a partir do primeiro semestre de 2026, vagas em cursos de inteligência artificial aplicada a redes sociais e vendas, dentro do projeto “IA ao Alcance de Todos”.
Na área de empreendedorismo, a gestão informa que 300 empreendedores foram formados neste ano em cursos realizados nas Naves em parceria com a organização Besouro, além da aceleração de cem negócios, com apoio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda e do Sebrae.
Para 2026, está prevista uma programação ampliada, com trilhas formativas mais longas e maior articulação com o mercado de trabalho, voltadas à economia criativa, qualificação profissional e apoio a pequenos negócios nos territórios atendidos.
As inscrições para cursos seguem abertas e podem ser feitas pelo site capacitacao.navedoconhecimento.rio. Informações adicionais são divulgadas também no perfil da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação nas redes sociais e no site oficial do órgão.
Initial plugin text
Fonte original: abrir