Pesquisa aponta que 56% dos consumidores planejam comprar presentes de Natal
<p><a target="_blank" rel="noopener noreferrer" href="https://imirante.com/sao-luis">SÃO LUÍS </a>— Uma nova pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) revelou que <strong>56,2% dos consumidores pretendem comprar presentes de Natal</strong> este ano. O levantamento ouviu 700 pessoas entre 11 e 14 de novembro de 2025, em pontos de grande fluxo da capital.</p><p>Entre os consumidores que vão presentear, <strong>60,2% devem comprar dois presentes</strong>. O estudo aponta que o Natal segue como uma das datas mais importantes para o comércio maranhense.</p><p><a target="_blank" rel="noopener noreferrer" href="https://www.whatsapp.com/channel/0029Va9fyb7ADTOGmgNGLn3n"><strong>Clique aqui para seguir o canal do Imirante no WhatsApp</strong></a></p><h2>O que os consumidores pretendem comprar</h2><p>Os itens mais citados nas intenções de compra foram:</p><p><strong>Vestuário:</strong> 66,2%</p><p><strong>Brinquedos:</strong> 27,5%</p><p><strong>Sapatos e acessórios:</strong> 22,3%</p><p><strong>Cama, mesa e banho:</strong> 13,7%</p><p><strong>Perfumaria:</strong> 9,2%</p><p><strong>Cestas natalinas:</strong> 6,5%</p><h2>Onde os consumidores vão às compras</h2><p>Os locais preferidos para realizar as compras de fim de ano são:</p><p><strong>Lojas de shopping:</strong> 48,2%</p><p><strong>Lojas de rua e bairros:</strong> 36,2%</p><p><strong>Centro comercial da Rua Grande:</strong> 28,8%</p><p>Apesar da popularidade do comércio online, apenas <strong>1,5%</strong> dos entrevistados pretendem comprar pela internet. O estudo indica que:</p><ul><li>Mulheres usam mais o e-commerce para comprar vestuário</li><li>Homens utilizam mais para adquirir eletrodomésticos</li></ul><h2>O que influencia a decisão de compra</h2><p>Os fatores que mais pesam na escolha dos consumidores são:</p><p><strong>Promoções:</strong> 74,4%</p><p><strong>Preço:</strong> 67,5%</p><p><strong>Variedade de produtos:</strong> 17,9%</p><p><strong>Recepção dos vendedores:</strong> 9,5%</p><p><strong>Qualidade:</strong> 8,9%</p><h2>ormas de pagamento mais usadas</h2><p>O cartão de crédito segue como a forma de pagamento preferida:</p><p><strong>Cartão de crédito:</strong> 68,9%</p><p><strong>Dinheiro ou PIX à vista:</strong> 33,4%</p><p><strong>Cartão de débito:</strong> 20,8%</p><p><strong>Crediário:</strong> 7,3%</p><p><strong>PIX parcelado:</strong> 1,8%</p><p>Entre os consumidores que parcelam, <strong>72,6%</strong> optam por prazos curtos, entre 1 e 6 parcelas.</p><h2>Como os consumidores vão celebrar o Natal</h2><p>A pesquisa também investigou os planos para a celebração da data:</p><ul><li><strong>58%</strong> pretendem comemorar o Natal</li><li><strong>71,7%</strong> farão a festa em casa ou na casa de parentes e amigos</li><li><strong>5,2%</strong> devem celebrar em restaurantes</li><li><strong>3,7%</strong> em igrejas</li><li><strong>0,4%</strong> planejam viajar</li><li><strong>35%</strong> ainda não decidiram</li></ul>
Fonte original: abrir