Paes abre agenda pré-COP 30 no Rio com inauguração de usina de energia solar
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), abriu a agenda dos eventos pré-COP 30 na cidade neste domingo com a inauguração do Solário Carioca, a primeira usina de geração de energia solar fotovoltaica municipal. O empreendimento foi instalado no antigo aterro sanitário da cidade, em Santa Cruz, na Zona Oeste, desativado desde o fim dos anos 1990.
O projeto foi desenvolvido a partir de uma iniciativa público-privada prevista para durar 25 anos. Segundo a prefeitura, o empreendimento com capacidade de 9 mil painéis poderá produzir até cinco megawatts de energia. Essa geração servirá para ajudar a abaster prédios municipais como os de escolas, clínicas da família e instalações administrativas. Também há expectativa de que o empreendimento provoque a redução da emissão de gases do efeito estufa na cidade e a economia de R$ 2 milhões por ano.
— O lançamento de hoje representa o momento único para que a gente celebre a participação municipal na implementação de soluções climáticas concretas, mostrando que é viável transformar uma ideia ousada e inovadora em um projeto tangível e eficiente — disse Paes. — Hoje a gente tem aqui o resultado, uma nova usina que não apenas simboliza um grande avanço nas metas climáticas da cidade, mas também traz benefícios reais para os cidadãos.
O projeto foi criado com o apoio do C40, entidade que reúne representantes das maiores cidades do mundo para financiar alternativas ecológicas. A partir desta segunda-feira, o grupo também promove no Rio uma cúpula de prefeitos para discutir desafios ambientais comuns a grandes metrópoles, dentro dos preparativos da COP 30, que terá início no próximo dia 10 em Belém (PÁ).
— É a primeira vez que há um grande encontro global de prefeitos antes da COP, então esperamos levar uma mensagem real de esperança. Eles estão focados em tomar ação, e não somente negociar e falar sobre o que vai acontecer em 2050 — diz Mark Watts, diretor exectutivo da C40. — Eles vêm até aqui para falar o que estão fazendo para o próximo ano para entregar ações práticas para cortar a poluição, mas também gerar empregos e mostrar que a transição verde será melhor para todos.
Lula em Belém
Como parte do roteiro pré-COP, o presidente Lula (PT) também foi à capital paraense neste final de semana para a inauguração de obras, como a da ampliação do Terminal Portuário de Outeiro, que receberá dois navios transatlânticos reservados para a hospedagem durante a cúpula.
A solução foi pensada após a crise provocada pela alta dos preços dos hotéis na cidade, que fez diárias "três estrelas" superarem o preço hotéis de luxo em São Paulo e no Rio de Janeiro, como mostrou o GLOBO. A crise levou a nações e entidades a ameaçarem a não estar presentes na cúpula, a menos que o problema fosse resolvido. Além dos navios, o governo também disponibilizou uma plataforma digital para a realização de reservas, com opções de leitos e comparações de preços.
A conferência terá participação de representantes de 143 países, anunciou o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, Maurício Lyrio. Países como os Estados Unidos e Argentina, no entanto, não estão no grupo.
Fonte original: abrir