Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Orquestra Chiquinha Gonzaga leva meninas da periferia carioca ao Carnegie Hall, em Nova York

28/10/2025 11:00 O Globo - Rio/Política RJ

A Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga, formada exclusivamente por jovens instrumentistas da rede pública do Rio de Janeiro, com idades entre 16 e 22 anos, vai subir ao palco mais sagrado da música: o Carnegie Hall, em Nova York. A apresentação acontece no dia 2 de novembro, marcando a estreia internacional do grupo no concerto “Sons do Brasil – New York”, que contará com participações especiais de Flor Gil, neta de Gilberto Gil, e da soprano Manuela Korossy.
Criada em 2021, sob a regência da maestra Priscila Bomfim, a orquestra se tornou um símbolo de excelência artística e transformação social. O grupo leva o nome da primeira maestra do Brasil, Chiquinha Gonzaga, e carrega o mesmo espírito de liberdade e representatividade que guiou a pioneira.
Durante a turnê americana, as jovens participarão também de masterclasses e intercâmbios nas universidades Juilliard e Columbia, além de visitar a Filarmônica de Nova York, o Metropolitan Opera e outros ícones culturais da cidade.
“O Carnegie Hall é a prova viva de que a música nascida nas periferias pode conquistar o mundo”, celebra Moana Martins, diretora-executiva da orquestra.

Fonte original: abrir