Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Ônibus circulam normalmente em São Paulo e rodízio de veículos é retomado

10/12/2025 11:51 O Globo - Rio/Política RJ

A greve de ônibus que se iniciou de forma inesperada na tarde desta terça-feira (9) na cidade de São Paulo foi encerrada a noite e, nesta manhã, os ônibus circulam normalmente em todo o município. O rodízio de veículos, que havia sido suspenso, foi retomado na manhã desta quarta-feira (10) e carros com placas terminadas em 5 e 6 não podem circular durante os horários de restrição.
A paralisação foi suspensa após uma reunião entre o prefeito Ricardo Nunes (MDB) e secretários municipais com representantes de 13 empresas de ônibus e a liderança do sindicato da categoria. A greve, que não foi avisada previamente, foi deflagrada após as empresas que operam na cidade terem atrasado o pagamento do 13º salário para os funcionários.
A greve foi encerrada após as empresas se comprometerem a pagar o 13º, no próximo dia 12 de dezembro. Segundo Nunes, em caso de descumprimento, a prefeitura vai pedir a rescisão do contrato das concessionárias.
Cerca de 3,3 milhões de pessoas foram afetadas pela paralisação, segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito. Às 19h, a cidade acumulou 1486 quilômetros de lentidão, o maior índice registrado em 2025.
Em vídeo enviado para os motoristas e cobradores, Nunes negou problemas de repasses de recursos para as empresas de ônibus e chegou a chamar os empresários do setor de "irresponsáveis".
— Todos os pagamentos da prefeitura de São Paulo as empresas de transporte coletivo estão em dia, portanto não existe motivo algum para que eles atrasem o pagamento do salário, em especial no caso aqui, do 13º (...) a questão desses empresários irresponsáveis, quem vai tratar com eles sou eu — disse o prefeito.
Em nota, a prefeitura informou ainda que um boletim de ocorrência foi registrado "contra as empresas que aderiram a uma paralisação sem aviso prévio, ferindo gravemente a legislação".

Fonte original: abrir