
No Rio, Lula critica escolhas eleitorais e diz que cidadãos devem se candidatar 'ao invés de votar em alguém pior'
Hugo Motta participa de evento com Lula no Rio
Rafael Nascimento/g1 Rio
Durante discurso em um evento o Parque Olímpico, na Zona Sudoeste do Rio, na manhã desta quarta-feira (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez críticas às escolhas políticas feitas no estado e defendeu maior participação da população nas eleições.
“Eu só quero dizer uma coisa para vocês: no dia que acharem que o Lula, o Eduardo Paes, os vereadores ou deputados não prestam, pelo amor de Deus, quando isso acontecer, ao invés de votar em alguém pior que nós, sejam vocês os candidatos. Vocês são as pessoas boas dentro de vocês”, afirmou Lula.
A afirmação foi feita durante uma cerimônia de comemoração ao dia dos professores, celebrado nesta quarta.
O presidente ainda destacou que o Rio, “um estado rico e altamente politizado”, sofre com gestões marcadas por corrupção e falta de resultados.
Sem citar nomes, o presidente também fez referência a um ex-governador do Rio, ex-juiz, a quem chamou de “picareta”. “Eu não consigo entender, Eduardo Paes, como esse estado elege um cara para governador, um cara que era juiz, picareta, que ficou aí e não fez p... nenhuma. Ele foi eleito em nome de que? Em nome de combater a corrupção?”, questionou.
O petista também lembrou o histórico de governadores presos no estado do Rio. Entre 2017 e 2019, passaram pelo sistema penitenciário do Rio: Sérgio Cabral (governador de 2007 a 2014), Luiz Fernando Pezão (governador de 2014 a 2018), Rosinha Garotinho (governadora de 2003 a 2006), Anthony Garotinho (governador de 1999 a 2002), Moreira Franco (governador de 1987 a 1991).
“A gente não coloca raposa para tomar conta do galinheiro. Ela vai comer a galinha”, disse o presidente, ao comentar o histórico de governadores fluminenses que já foram presos. “Normalmente, as pessoas não acertam na escolha política. E sabe qual é a desgraça de quem não gosta de política? É porque será governado por quem gosta”, afirmou.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Fonte original: abrir