Mundial de ginástica: equipe masculina do Brasil se apresenta e precisa aguardar um dia para saber quem vai às finais
Durante a madrugada deste domingo, a equipe masculina de ginástica que representa o Brasil no mundial, realizado em Jacarta, na Indonésia, fez sua apresentação. Arthur Nory, Caio Souza, Diogo Soares, Thomás Florêncio e Vitaly Guimarães, agora, precisam aguardar até a próxima madrugada, quando as classificatórias serão, enfim, encerradas. Só então será divulgada a lista dos classificados às finais, marcadas para acontecer de quarta-feira até sábado.
Após Paris-2024, ginástica artística do Brasil inicia no Mundial de Jacarta o seu ciclo olímpico mais desafiador
Após uma série de lesões, que o tiraram do mundial da Antuérpia (2023) e da última olimpíada, Caio está de volta a um mundial. Ao lado de Diogo, ele disputa o individual geral. Neste domingo, Caio Souza foi bem nas argolas, mas, na prova seguinte, sentiu o gosto amargo de ter caído durante o salto. Ele também entrou com um recurso após a nota ruim (11.000) no cavalo com alças.
— A gente treina muito para poder chegar exatamente na hora da competição e tentar fazer o mais perfeito possível. A gente está sujeito a erros, mas estou muito feliz. Aparelho por aparelho, fui tentando melhorar. Infelizmente tive uma queda no salto, mas acho que a minha argola foi o ponto alto — disse Caio ao fim de sua apresentação.
Já Arthur Nory avaliou que seu desafio pessoal era conseguir acertar sua série nas barras, o que conseguiu. Para o atleta, ele buscou dificultar a apresentação, o que pode ter tirado pontos. Já Diogo observa que começou "muito bem" nos aparelhos que mais treinou — paralela, barra, solo e cavalo —, mas pondera que precisa dificultar sua série nas argolas e de mais treinos no salto: sua expectativa é de chegar na final do individual geral.
Vitaly, americano com cidadania brasileira (que se apresentou no cavalo e nas barras), e Tomás, representante no solo e no salto — que substituiu Yuri Guimarães, que teve desconforto em treinos para a competição — estrearam num mundial.
A partir da manhã desta segunda-feira, é a vez da equipe feminina do Brasil iniciar as classificatórias em Jacarta, com Flávia Saraiva e Júlia Soares, além de Júlia Coutinho e Sophia Weisberg, ambas com 15 anos.
Fonte original: abrir