Mais de 500 mil pessoas são evacuadas após confrontos entre Camboja e Tailândia
Mais de 500 mil pessoas foram evacuadas das regiões fronteiriças entre a Tailândia e o Camboja após a retomada dos confrontos entre os dois países vizinhos do Sudeste Asiático, informaram as autoridades nesta quarta-feira.
Contexto: Mais de 30 mil fogem da fronteira entre Camboja e Tailândia após novos ataques aéreos deixarem seis mortos
A maioria dos deslocamentos ocorreu na Tailândia, segundo o Ministério da Defesa do país, após os confrontos fronteiriços com o Camboja terem começado no domingo.
"Um grande número de civis precisou ser evacuado devido ao que avaliamos como uma ameaça iminente à sua segurança. Mais de 400 mil pessoas foram transferidas para abrigos" em sete províncias, disse o porta-voz do ministério, Surasant Kongsiri, a jornalistas.
O Camboja, por sua vez, registrou mais de 100 mil pessoas deslocadas em decorrência dos confrontos na fronteira.
"Um total de 20.015 famílias, equivalentes a 101.229 pessoas, foram evacuadas para refúgios e casas de parentes em cinco províncias" até a noite de terça-feira, declarou a porta-voz do Ministério da Defesa do Camboja, Maly Socheata, a repórteres.
Os dois países se acusam mutuamente de provocar a retomada das hostilidades, que deixaram pelo menos 11 mortos, sete deles civis cambojanos e quatro soldados tailandeses, segundo autoridades de ambos os países.
A disputa entre os dois vizinhos gira em torno de um desacordo centenário sobre as fronteiras traçadas durante o domínio colonial francês na região. Tanto a Tailândia quanto o Camboja reivindicam a soberania sobre vários templos antigos na área de fronteira.
Fonte original: abrir