Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Israel devolve corpos de 15 palestinos para Gaza após identificar restos mortais de refém repatriado

08/11/2025 12:51 O Globo - Rio/Política RJ

Israel devolveu neste sábado os corpos de 15 palestinos para Gaza, um dia após a Jihad Islâmica ter entregue os restos mortais de mais um refém capturado durante o atentado terrorista de 7 de outubro de 2023. A troca de corpos é parte do acordo de cessar-fogo assinado no Egito, com mediação dos EUA e do Catar, entre o Estado judeu e o grupo terrorista Hamas.
'Propósito era me humilhar': Ex-refém israelense afirma ter sido agredido sexualmente durante cativeiro em Gaza
Impasse nas negociações: Combatentes do Hamas encurralados em túneis ameaçam estabilidade do cessar-fogo em Gaza
Os corpos foram entregues por autoridades israelenses à Cruz Vermelha, organização que tem atuado como intermediária no processo de devolução de reféns, prisioneiros e restos mortais. O Hospital Nasser, na cidade palestina de Khan Younis, confirmou o recebimento dos corpos. Os termos do acordo estipulam que Israel deve entregar às autoridades de Gaza os corpos de 15 palestinos mortos desde o início da guerra, em troca de cada cadáver de israelense devolvido pelo Hamas.
Initial plugin text
Em Israel, o Exército confirmou neste sábado que o cadáver entregue na sexta-feira era o israelense-argentino Lior Rudaeff, que morreu há mais de dois anos, quando tentava defender o kibutz Nir Yitzhak, próximo à Faixa de Gaza.
"Após o processo de identificação realizado pelo Instituto Médico Legal Nacional (...), o Exército israelense informou à família de Lior Rudaeff que ele foi repatriado para ser enterrado", afirma um comunicado militar.
Rudaeff tinha 61 anos, era casado e pai de quatro filhos. Motorista de ambulância voluntário, ele foi assassinado no dia do ataque do Hamas, enquanto tentava defender o kibutz em que morava — ele era membro da equipe de segurança da comunidade. Sua morte havia sido confirmada por autoridades de Israel em maio de 2024.
O Hamas e seus aliados ainda precisam entregar cinco cadáveres de reféns (quatro israelenses e um tailandês) como parte do acordo de trégua em Gaza, que entrou em vigor em 10 de outubro sob pressão dos Estados Unidos. No total, o Hamas se comprometeu a devolver os restos mortais de 28 reféns falecidos. Entre os 23 cadáveres entregues, havia 20 israelenses, um nepalês, um tanzaniano e um tailandês.
Initial plugin text
'Não vamos descansar'
Em 7 de outubro de 2023, durante o ataque surpresa no sul de Israel, o Hamas sequestrou 251 pessoas, que foram levadas para o território de Gaza. A maioria dos reféns foi entregue a Israel em duas tréguas anteriores. Em 13 de outubro, o Hamas libertou os últimos 20 reféns israelenses vivos em troca da libertação de quase 2 mil prisioneiros palestinos.
O Fórum das Famílias, a principal organização israelense que luta pelo retorno dos reféns, celebrou a devolução do corpo de Lior Rudaeff e considerou que, apesar da dor, "reconforta em certa medida uma família que viveu mais de dois anos de angústia e incerteza".
"Não vamos descansar até que o último refém retorne para casa", enfatizou o Fórum em um comunicado.
Apesar dos momentos de tensão e de vários episódios pontuais de violência, a frágil trégua persiste em Gaza. Israel acusou diversas vezes o Hamas de atrasar o processo de devolução dos corpos. O grupo palestino alega que muitos restos mortais estão sepultados sob os escombros de Gaza, devastada pela campanha israelense.
"Não vamos transigir neste ponto e não pouparemos esforços até que consigamos trazer todos os reféns, até o último", enfatizou o gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. (Com AFP)

Fonte original: abrir