Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Índia coloca mais um grande satélite de telecomunicações em órbita

02/11/2025 14:28 O Globo - Rio/Política RJ

A Índia colocou em órbita, neste domingo (2), seu satélite de telecomunicações mais pesado, um novo passo em seu ambicioso programa espacial, anunciou sua agência espacial (ISRO).
Leia mais: Autoridades encontram vídeo de suposto estupro cometido por policiais em tribunal na França
Veja também: Ataques russos deixam ao menos seis mortos durante a madrugada na Ucrânia; duas crianças estão entre as vítimas
"O aparelho (...) foi implantado com sucesso em sua órbita", anunciou o diretor da ISRO, V. Narayanan, sob aplausos de cientistas e técnicos no Centro Espacial de Sriharikota, no leste da Índia.
Pesando 4,4 toneladas, o CMS-03, dedicado a telecomunicações, foi lançado ao espaço pelo foguete LVM3-M5 em seu primeiro voo.
Este foguete de duas etapas, equipado com dois propulsores auxiliares, é uma versão aprimorada daquele que enviou uma sonda de design indiano à superfície lunar em agosto de 2023.
Antes da Índia, apenas Rússia, Estados Unidos e China haviam lançado e pousado com sucesso um dispositivo na Lua.
O país mais populoso do mundo tem grandes ambições na exploração espacial. Após colocar uma sonda em órbita ao redor de Marte em 2014 e pousar um robô na Lua em 2023, a ISRO pretende enviar um astronauta em órbita por meios próprios em 2027.

Fonte original: abrir