Governo federal anuncia envio de equipes para região destruída por tornado no Paraná
O governo federal anunciou o envio de equipes de ajuda humanitária e de apoio às ações de reconstrução dos municípios paranaenses atingidos por um tornado. A declaração foi feita pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, por meio das redes sociais. Equipes da Defesa Civil que estão no local relataram “cenário de guerra”.
Fenômeno pode causar novos estragos: Entenda como surgiu o tornado que trouxe mortes e devastação ao interior do Paraná
Entrevista: 'Existência da COP é uma resposta ao negacionismo e a boicote de Trump, diz André Corrêa do Lago
Um dos municípios mais atingidos foi Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná. Até o momento, a Defesa Civil do estado registra cinco mortes. Até as 10h deste sábado, já são 437 feridos na cidade e em regiões vizinhas. Mais de 50% da área urbana do município foi afetada. Diversos imóveis, incluindo residências, comércios e prédios públicos, sofreram destelhamentos — muitos deles totais. Houve ainda colapsos estruturais, danos à malha viária e à rede elétrica, o que deixou parte da população sem energia.
O ministro afirmou que está em contato com os prefeitos de Rio Bonito do Iguaçu e de Laranjeiras para prestar orientações sobre os procedimentos para o decreto de situação de emergência.
A ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também se manifestou prestando solidariedade às famílias. "Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido", afirmou por meio das redes sociais.
'Sem precedentes': tornado que atingiu cidade no Paraná teve ventos acima de 250km/h, diz Ratinho Jr.
'Cenário de guerra': veja tudo o que se sabe sobre o tornado que causou mortes e destruiu cidade no interior do Paraná
Sobe o número de vítimas
O governo do Paraná confirmou, na manhã deste sábado, mais uma morte causada pelo tornado que atingiu o estado. Agora, o total de óbitos devido à destruição gerada pelo fenômeno subiu para seis, sendo cinco no município de Rio Bonito do Iguaçu e uma em Guarapuava. Em nota oficial, o governo também informou que 437 pessoas ficaram feridas, sendo nove em estado grave. A estimativa é que ao menos 10 mil pessoas tenham sido afetadas, segundo a Defesa Civil.
Os hospitais que integram a 5ª Regional de Saúde do Paraná informaram que estão operando em capacidade máxima e orientam a população a procurar atendimento apenas em casos graves ou de urgência.
Tornado no Paraná: imagem de satélite mostra passagem do fenômeno por Rio Bonito do Iguaçu, cidade mais atingida
Tornado no Paraná: como funciona escala que mede intensidade do fenômeno
Fonte original: abrir