
Fábio, do Fluminense, recebe homenagem da CBF por recorde mundial de jogos
O goleiro Fábio, do Fluminense, foi homenageado pela CBF na noite desta segunda pelo recorde mundial de partidas na história do futebol. No gramado do Maracanã, antes do clássico contra o Vasco, pelo Campeonato Brasileiro, o camisa 1 tricolor recebeu um troféu das mãos do presidente da entidade Samir Xaud.
Aos 45 anos, Fábio completará nesta segunda 1.405 duelos na carreira. Ele se isolou como o atleta com mais partidas na carreira ao fazer o jogo de número 1.391, em agosto. Na ocasião, deixou para trás o inglês Peter Shilton, que era o dono da marca com 1.390 partidas.
- Muito importante para a CBF prestar essa homenagem, ainda mais vendo o Fábio com 45 anos jogando futebol em alto nível. Uma dos grandes jogadores do futebol brasileiro e que merece muito esse reconhecimento. É mais do que justo a CBF fazer essa homenagem para um representante tão importante do nosso futebol - afirmou o presidente da CBF, Samir Xaud.
O troféu entregue a Fábio como homenagem pelo seu recorde de jogos
Lucas Merçon/Fluminense
Troféu resgata episódio da infância
De acordo com a CBF, o troféu resgata uma história marcante da infância de Fábio: o dia em que seu pai, José Ramão, entregou uma taça que havia conquistado para ser a premiação de uma competição juvenil do filho.
O time em que o goleiro jogava futsal na cidade de Nobres, no Mato Grosso, se preparava para jogar uma final. Neko, primeiro treinador do goleiro, sugeriu a Fábio que pedisse ao pai, ex-jogador, um troféu para ser entregue ao campeão.
Seu José Ramão, pai de Fábio, prontamente atendeu o pedido e entregou ao filho uma taça para mandar ao professor. Era de uma competição na qual havia sido vice-campeão no ano anterior.
Na base do troféu entregue à Fábio nesta segunda, o lado da frente da placa traz a recordação pelos 1.391 jogos de Fábio. Já do lado de trás, a reprodução do troféu que foi de José Romão, com os dizeres: “Ao vice-campeão 1ª Divisão Nobres”, de 15 de março de 1991, pela Liga Esportiva Nobrense.
Fonte original: abrir