Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Em tempo de faxina do governo, aliados de Lula avisam que votarão contra Planalto nos vetos da lei ambiental

15/10/2025 11:57 G1 - Política

Em tempo de faxina do governo por infidelidade nas votações de interesse do Palácio do Planalto, senadores e deputados governistas já estão avisando a articulação política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que, na votação dos vetos à lei que flexibilizou o licenciamento ambiental, vão contrariar a posição do governo.
Por isso, a equipe presidencial busca um acordo de última hora antes da votação, agendada para esta quinta-feira (16) em sessão do Congresso Nacional.
O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), avisou que a sessão está mantida para análise dos vetos, mesmo com o adiamento da votação do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a próxima semana.
Alcolumbre confirma votação de vetos de Lula ao novo Licenciamento Ambiental
A avaliação é que, se os vetos forem a votação nesta quinta, o governo vai perder novamente. O senador Omar Aziz (PSD-AM), governista que apoia Lula, já avisou que, neste caso, votará pela derrubada dos vetos, principalmente aos que barram a simplificação da licença por autodeclaração para empreendimentos de médio potencial poluidor, como uma barragem de rejeitos.
O governo espera manter pelo menos 15 dos 63 vetos feitos por Lula na lei que ficou conhecida como “PL da Devastação”. No Senado, lideranças das três maiores bancadas já avisaram que vão conduzir a votação pela derrubada dos vetos: PL (15 senadores), PSD (13) e MDB (12).
Nesta terça (14), técnicos do governo estavam negociando com senadores da bancada ruralista um acordo sobre o tema, que poderia levar à manutenção de alguns vetos em troca da aprovação de um projeto de lei sobre o tema que o governo já encaminhou ao Congresso.
Enquanto isso, diante do risco de nova derrota, o PT e entidades ambientais estão preparando uma campanha nas redes sociais para pressionar deputados e senadores a recuarem na disposição de derrubar os vetos do presidente à lei que ficou conhecida como “PL da Devastação”, por adotar medidas que enfraquecem os controles no licenciamento ambiental no país.
Um dos slogans será “Congresso inimigo do povo e devastador do meio ambiente”. Por outro lado, entidades do setor agropecuário divulgaram uma nota defendendo exatamente a derrubada dos vetos, alegando que a lei que flexibilizou o licenciamento ambiental foi negociada com o governo e vai agilizar projetos sem comprometer o meio ambiente.
A disputa entre ambientalistas e o setor agropecuário preocupa o governo porque acontece às vésperas do início da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em Belém (PA), no mês de novembro.

Fonte original: abrir