Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Documentário mostra participação de Claudia Raia e Alexandre Frota em campanha que elegeu Collor presidente: 'Casal do momento'

21/10/2025 03:02 O Globo - Rio/Política RJ

Recém-lançado pelo Globoplay, a série documental “Caçador de marajás” mostra a ascensão e queda do presidente Fernando Collor de Mello nos anos 1990. O terceiro episódio traz os bastidores da campanha de 1989, em que o político derrotou Lula no segundo turno da eleição.
Leia também: Cinco talões de cheque num único dia, mais de R$ 2 mil gastos com lanchonete, 70 cavalos… Em documentário, parentes e amigos lembram ostentação financeira de Chico Anysio: 'Morreu sem dinheiro'
E mais: Alcione Mazzeo conta que o ex-marido Chico Anysio tentou impedir ensaio nu pouco antes da separação
Enquanto boa parte da classe artística estava com Lula, um dos casais mais famosos na mídia no momento apoiava Collor: Claudia Raia e Alexandre Frota. Em uma propaganda da época, Claudia apareceu falando:
— Só um grande homem pode ser um bom político. E o Collor é um grande homem. Ele tem dignidade, ele tem educação, ele tem cultura. É sério, íntegro… Ele é um homem bem-nascido, que não precisa do dinheiro do povo.
Em depoimento ao documentário, Frota conta que eles foram procurados para participar da campanha:
— Nós estávamos fazendo muito sucesso nas novelas. Então, éramos o casal do momento. E tudo o que faríamos na campanha não seria algo agressivo, agredindo o concorrente. Era mais focado nele (Collor), no país. Não vote em branco, vote colorido, vote Collor.
TV e famosos: se inscreva no canal da coluna Play no WhatsApp
Ele falou também sobre a divisão da classe artística na ocasião:
— Se você for pensar no número de artistas que estavam do lado do Lula e os que estavam do lado do Collor, era algo desproporcional. Era como se fosse um jogo entre o Flamengo e o Ituano, de Piracicaba.
Frota comentou ainda sobre a famosa propaganda de Lula, em que vários artistas aparecem cantando juntos em frente ao Teatro Municipal:
— Às vezes eu me arrependo. Penso que eu devia estar lá, cantando aquela música. Aquilo é emocionante.
Initial plugin text

Fonte original: abrir