Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

De 'Titanic' ao ativismo ambiental: conheça a história de Suzy Amis, esposa de James Cameron

10/12/2025 11:44 O Globo - Rio/Política RJ

James Cameron iniciou a maratona de lançamento de “Avatar: Fogo e Cinzas”, o terceiro filme de sua franquia bilionária, e voltou a concentrar os holofotes nas estreias e tapetes vermelhos. Mas, ao lado dele, chamou atenção alguém que a maioria espectadores pouco conhece: Suzy Amis, sua esposa há quase três décadas.
Leia também: Todo mundo em Hollywood secretamente odeia a Netflix. E agora?
James Cameron ficou sem ideias para um novo 'Exterminador do Futuro': 'Estou tendo dificuldades para escrever ficção científica'
Durante a apresentação do novo longa, Cameron contou à revista Empire que a mulher ficou profundamente emocionada ao assistir ao filme. “Ela tentava se recompor para me contar as reações específicas, mas começava a chorar de novo”, disse. A sensibilidade não se explica apenas pelo fato de ser casada com um dos diretores mais famosos do mundo, mas também por Suzy ser uma grande conhecedora das artes cênicas — e sua maior fã desde 1997, quando os dois se viram pela primeira vez no set de “Titanic”.
Susan Elizabeth “Suzy” Amis-Cameron nasceu e cresceu em Oklahoma City, em uma família numerosa e tradicional. “Venho de uma família grande de Oklahoma. Carne e batatas eram o padrão”, contou, em 2017, ao site Thrive. A criação religiosa nunca a conquistou de verdade. Em entrevista à O, The Oprah Magazine, explicou: “Dentro da igreja, eu não sentia nada maior do que nós. Isso só acontecia ao ar livre”. Por isso, ainda jovem, decidiu se afastar completamente do ambiente em que crescera.
Antes de se tornar atriz, trabalhou como modelo da agência Ford. Estreou na televisão em 1984, em “Miami Vice”, e no ano seguinte chegou ao cinema com “Fandango”. A carreira ganhou força com títulos como “A Balada de Little Jo” (1993) e “Os Suspeitos” (1995). Mas o papel mais lembrado viria em 1997, quando interpretou Lizzy Calvert, neta de Rose em “Titanic”, dirigido por quem se tornaria seu marido.
O romance em meio a separações conturbadas
Suzy conheceu Cameron durante as filmagens de “Titanic”. À época, ele ainda era casado com Linda Hamilton, estrela de "Exterminador do Futuro", mas a relação ruiu pouco depois da estreia, quando o diretor assumiu o novo relacionamento, que teria começado nos bastidores do filme. A própria Suzy também era casada então, com o ator Sam Robards, com quem contracenou em “Fandango”. Após os divórcios, Cameron e Amis se casaram no ano 2000 e permanecem juntos desde então.
Suzy Amis e Gloria Stuart em 'Titanic' (1997)
Divulgação
Eles formaram uma família ampliada com Josephine, filha do diretor de um casamento anterior, Jasper, filho de Suzy, e as três filhas do casal: Claire, Quinn e Elizabeth Rose. Em 2020, eles ainda solicitaram a tutela permanente da amiga de uma das meninas, que vivia com a família desde 2019 por não poder ser cuidada pelos pais — o que aumentou ainda mais o núcleo familiar.
Veganismo
Uma das mudanças de hábito adotadas por todos a partir de 2011 foi o veganismo. “Descobrimos que comer animais era praticamente ingerir veneno”, afirmou Suzy à Vanity Fair. A decisão provocou tensões com parentes de ambos. “Minha família achou que tínhamos enlouquecido”, lembrou, rindo. O ativismo cresceu a ponto de Suzy produzir documentários ambientais, como “The Game Changers” (2018), sobre atletas veganos, e “Milked” (2021), investigação sobre a indústria de laticínios na Nova Zelândia.
Em 2018, ela lançou o livro “The OMD Plan”, no qual defende a inclusão de uma refeição diária à base de plantas como forma de contribuir para o bem-estar do planeta. A obra consolidou seu nome como uma das ativistas ambientais mais conhecidas no mundo. Suzy é cofundadora de empresas como Verdient Foods, Cameron Family Farms, Food Forest Organics e Plant Power Task Force, todas voltadas à agricultura regenerativa e à alimentação vegetal.
Ela também integra conselhos de organizações como a LIVEKINDLY e a IMAGINE, e criou em 2009 a Red Carpet Green Dress, iniciativa que promove moda sustentável nos tapetes vermelhos, com celebridades como Emma Roberts e Lakeith Stanfield usando seus modelos ecológicos.
O maior sonho, porém, foi realizado em 2006, quando Suzy, James e a irmã dela, Rebecca, fundaram a MUSE Global School, escola particular em Calabasas, na Califórnia, que atende do ensino infantil ao último ano do ensino médio. A instituição funciona totalmente com energia solar e oferece refeições 100% vegetais.
A proposta pedagógica se baseia no “aprendizado por paixão”: cada aluno desenvolve um projeto pessoal que atravessa todas as matérias e que deve considerar algum tipo de impacto positivo no meio ambiente. “É sobre criar crianças que vejam como algo normal cuidar da biosfera”, disse Cameron à revista People.
Embora muitos acreditem que Suzy deixou a atuação a pedido do marido, a artista afirmou à Vanity Fair que tomou a decisão por conta própria, ao sentir que havia concluído um ciclo. “Hoje, eu não gostaria de passar três ou quatro meses sob as ordens de alguém. Precisaria me envolver como produtora d

Fonte original: abrir