
Como superar barreiras e dar o primeiro passo no empreendedorismo feminino
Iniciar um negócio representa um grande desafio na vida de qualquer empreendedor, mas para mulheres esse processo é ainda mais complexo. O medo de errar, a falta de apoio e o acesso limitado a investimentos e redes de influência são obstáculos que se somam à sobrecarga de tarefas diárias e à dupla jornada que muitas empreendedoras vivem. Superar essas barreiras exige muita coragem, e também, orientação estratégica e ambientes seguros de aprendizado e troca, e é justamente isso que o Delas Summit 2025 propõe com os palcos de mentorias.
A curadora de mentorias do evento, Milena Veiga, explica que o Programa Sebrae Delas e o Delas Summit formam uma plataforma de transformação, criada por e para mulheres. Segundo ela, esses momentos são espaços onde a inspiração encontra a prática, como uma ponte entre o sonho de empreender e a execução consciente.
Milena comenta, que uma das barreiras mais significativas na jornada das mulheres é o acúmulo de funções. Muitas empreendedoras ainda precisam dividir o tempo com a família e as atividades domésticas, e por isso, enfrentam sobrecarga.
“Muitas vezes, o empreendedorismo surge por necessidade, especialmente após crises como a pandemia, quando observamos um aumento da taxa de desocupação feminina. Nesses casos, as mulheres se tornam chefes de família e empreendedoras por impulso", relata.
Além disso, o acesso a crédito formal continua restrito, já que segundo ela, apenas 9% das empreendedoras conseguem financiamento. Por isso, o foco de atuação do Delas Summit é oferecer conteúdo de qualidade, que contribua com a rotina da mulher empreendedora.
“Nosso trabalho é oferecer ferramentas e rede de apoio para mitigar esses desafios, conectando essas mulheres a investidores e órgãos de fomento”, completa Milena.
O papel transformador das mentorias
No Delas Summit, as mentorias em grupo funcionam como um catalisador de aprendizado e validação de ideias. Segundo Milena, a troca entre empreendedoras acelera o processo de desenvolvimento.
“Uma ideia recebe feedback imediato de mulheres com diferentes experiências de mercado, o que permite ajustar estratégias em horas, e não em semanas. Essa diversidade de perspectivas e o apoio mútuo reduzem o medo de errar e fortalecem a rede de colaboração", afirma.
O impacto é perceptível, conforme aponta uma pesquisa do próprio Sebrae, que promove o evento. De acordo com o levantamento, na edição passada do Delas Summit, as participantes das mentorias registraram aumento médio de 24% no faturamento e ampliaram em 62% o portfólio de produtos e serviços.
“As mentorias abordam gestão, finanças, inovação, posicionamento de marca, mas também liderança e propósito. É uma formação completa", resume Milena.
Em 2025, o Delas Summit reunirá empreendedoras de todo o Brasil em uma imersão completa de aprendizado e networking. Além dos espaços de mentoria, o evento contará com painéis de grandes nomes do mercado e da influência digital, como Cris Arcangeli, Giovanna Antonelli e Monique Evelle.
Da superação à inspiração
Um exemplo de jornada transformadora é o da empresária catarinense Zenita de Souza Hang, fundadora do Orquidário Hang, em Lontras (SC). Aos 60 anos, ela transformou um momento difícil em uma história de sucesso.
“Minha trajetória empreendedora começou de forma inusitada: como um tratamento. Enfrentava um quadro de depressão e foi no cuidado com as orquídeas que encontrei alívio e significado. Comecei com poucas plantas e, quando percebi, já tinha milhares", conta a empresária.
A partir da paixão pelo cultivo, Zenita e a família criaram um negócio. Ela conta que, no início, percebeu que as pessoas procuravam o Orquidário pela transformação emocional que o cultivo de plantas proporciona. A paixão pelo propósito do negócio fez com que a empreendedora se reinventasse durante a pandemia, e através de lives, foi possível manter a clientela.
Hoje, o Orquidário Hang conta com mais de 50 mil plantas e cerca de 400 clientes ativos. Zenita atua ao lado da filha e do neto, em uma operação familiar que também se tornou referência em Santa Catarina.
“Recomeçamos praticamente do zero e construímos tudo com amor e resiliência. Minha missão é compartilhar o que aprendi sobre cultivo e reconstrução — dentro e fora dos vasos", afirma.
Para as empreendedoras que também buscam viver um momento de transformação, o Delas Summit 2025 acontece entre os dias 30 e 31 de outubro. Os ingressos estão disponíveis no site do evento.
Fonte original: abrir