Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Cavalos são resgatados desnutridos e entre ossadas após denúncia de maus-tratos e abandono em SC

16/10/2025 22:38 G1 SC

Cavalos devem permanecer sob os cuidados de profissionais do Hospital Veterinário da Unoesc, no Campus Xanxerê.
MPSC
Doze cavalos foram resgatados em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, após uma ação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) que investigava maus-tratos e abandono em um haras e em uma propriedade rural da cidade.
O resgate aconteceu na terça-feira (14). Os animais estavam em condições precárias, magros, sem acesso à água potável e cercados por ossadas e corpos em decomposição.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Mais de 170 animais são encontrados em situação de maus-tratos no Oeste de SC; VÍDEO
O responsável pelos animais teve os bens bloqueados e a área do haras se tornou indisponível pela A 2ª Promotoria de Justiça de Xanxerê, para garantir a reparação dos danos. A decisão atendeu a um pedido do MPSC.
Segundo o MPSC, os cavalos sofriam com falta de alimentação e cuidados básicos. Dois deles não puderam ser transportados no momento do resgate: um garanhão, que precisa de transporte isolado, e uma égua debilitada, sem condições clínicas para a remoção.
Os animais resgatados estão sob os cuidados do Hospital Veterinário da Unoesc, onde devem permanecer até se recuperarem totalmente e serem encaminhados a lares temporários.
Cavalos desnutridos são resgatados entre ossadas após maus-tratos em SC
MPSC
Denúncias
A investigação começou em agosto, após denúncias. Na época, a polícia encontrou os cavalos em condições e baias precárias.
Na época, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) fez uma fiscalização e emitiu relatórios que confirmavam a situação em laudos técnicos, e apontou desnutrição severa e falta de destinação adequada para os restos mortais de pelo menos sete animais.
Na ação, o MPSC destacou que a omissão em alimentar e cuidar dos animais é uma das formas mais cruéis de maus-tratos, pois causa sofrimento lento e progressivo.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
🚫Maus-tratos é crime
Maltratar animais é crime no Brasil, conforme a Lei nº 9.605/1998. A pena para maus-tratos varia de três meses a um ano de detenção, além de multa.
No caso de cães e gatos, a punição é mais severa: reclusão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda do animal.
Em Santa Catarina, é possível registrar a ocorrência de forma anônima pela Delegacia Virtual da Polícia Civil (pc.sc.gov.br) ou entrar em contato com a Ouvidoria do Ministério Público (MPSC) pelo telefone 127 ou pelo site mpsc.mp.br/ouvidoria.
Também é possível acionar a Polícia Militar pelo 190 ou procurar a Promotoria de Justiça mais próxima.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Fonte original: abrir