Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Cães com olhos perfurados e gatos com anemia: veterinário é preso em criadouro clandestino de animais no RS

20/10/2025 14:45 G1 RS

Criadouro clandestino de animais é descoberto em Novo Hamburgo
Divulgação/Patram
Um criadouro clandestino de animais foi descoberto em Novo Hamburgo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no sábado (19). No local, foram resgatados 61 animais que foram encontrados em situação de maus-tratos.
O médico veterinário responsável pelo local foi preso em flagrante pela Patrulha Ambiental (Patram) da Brigada Militar. O advogado Omar Dupont, responsável pela defesa, declarou que não teve acesso aos documentos e, por isso, não vai se manifestar.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O resgate ocorreu durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão feito por um oficial de Justiça, acompanhado pela Patram e por protetoras de animais. Segundo a polícia, os animais estavam em condições insalubres.
Uma médica veterinária que acompanhou a operação emitiu um parecer técnico confirmando o estado de sofrimento e comprometimento do bem-estar dos animais, que tinham a omissão de cuidados básicos, além negligência e exposição a condições degradantes.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Dos 61 animais resgatados, 45 foram cães das raças shih tzu, bulldog francês e spitz alemão, além de 16 gatos da raça persa. Entre os resgatados, estavam cadelas idosas prenhas, cães cegos e com olhos perfurados e gatos com anemia e desidratação.
Conforme o relato de protetoras de animais que acompanharam o resgate, os animais estavam confinados em espaços pequenos, sem receber alimentação adequada, em meio ao acúmulo de fezes, urina e sujeira. No local, também foi identificada infestação de baratas.
Foram apreendidos medicamentos veterinários vencidos, configurando, conforme a Patram, crime de irregularidade sanitária.
Investigação
O caso é investigado pela 2ª Delegacia de Polícia de Novo Hamburgo. A delegada Marina Goltz informou que o processo corre em segredo de justiça e, por isso, não pode se manifestar.
Depois da ação, os animais ficaram sob responsabilidade da ONG Pata Santa, que os encaminhou para atendimento veterinário em uma clínica de Canoas, onde estão recebendo tratamento.
A organização informou que "os cães e gatos apreendidos não estão liberados judicialmente para adoção".
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fonte original: abrir