
1ª fábrica da BYD no Brasil será inaugurada hoje na Bahia
Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia.
— Foto: Divulgação/BYD
A primeira fábrica de veículos elétricos e híbridos do Brasil será lançada nesta quinta-feira (9), em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). O investimento da montadora chinesa Build Your Dreams (BYD) no complexo é de R$ 5,5 bilhões.A inauguração do espaço está marcada para 11h30 e deve contar com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.Também participarão o presidente da BYD, Wang Chuanfu, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).A nova unidade está localizada no Polo Petroquímico de Camaçari e foi construída do zero em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela também empresa automobilística Ford, que encerrou as atividades no Brasil em 2021. O espaço foi vendido para o governo estadual em 2023.O início das obras foi oficializado em março de 2024. Meses antes, em outubro de 2023, a BYD já tinha lançado a pedra fundamental das suas fábricas na Bahia.
Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia.
— Foto: Divulgação/BYD
A megaestrutura ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. A expectativa é de geração de milhares de empregos diretos e indiretos — somente na fábrica, de até 20 mil pessoas.A linha de produção em Camaçari contará com toda a tecnologia da marca, que investe em pesquisa e desenvolvimento.O polo industrial envolve três unidades em Camaçari:carros elétricos e híbridos;caminhões e chassis para ônibus;processamento de insumos para as baterias, como lítio e ferro fosfato.Para dar largada na produção, a BYD escolheu o BYD Dolphin Mini, atualmente o modelo elétrico mais vendido no país, com mais de 34 mil unidades vendidas. O primeiro deles, 100% brasileiro, foi apresentado em uma cerimônia no complexo industrial em julho deste ano.Além do BYD Dolphin Mini, a produção inicial vai incluir os super híbridos BYD Song Pro (GL/GS) e BYD King (GL/GS).
Cerimônia de apresentação da BYD foi realizada em julho deste ano.
— Foto: Rafaela Paixão/g1
Capacidade anual de 150 mil veículosA unidade começará com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta deve evoluir gradualmente para produção nacional completa, incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.O projeto ainda inclui o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, programado e construído em uma cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para rodar com gasolina e etanol, o motor combina tecnologia elétrica com desempenho de última geração.Foram 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro veículo, em caráter experimental, da linha de produção.
Inauguração BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
— Foto: Rafaela Paixão/g1
Incentivos fiscaisAlém da geração de empregos, a BYD fez treinamento e capacitação de mão de obra especializada, com prioridade para baianos. A promessa é de que esses profissionais formados serão aproveitados nas fábricas.A empresa anunciou que dará prioridade a fornecedores locais. Também será instalado um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. Um dos principais objetivos será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.Como contrapartida à instalação das fábricas, existe um acordo para que o governo da Bahia conceda incentivos fiscais à BYD até 31 de dezembro de 2032, conforme previsto na legislação tributária estadual.O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também sancionou em 2023 uma lei que isenta o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos que custam até R$ 300 mil. Para veículos acima deste valor, a taxa será de 2,5%.A isenção do IPVA não se restringe aos veículos da montadora chinesa, aplicando-se a qualquer automóvel elétrico, representando um estímulo significativo para a indústria de veículos sustentáveis.
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