Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Sustentabilidade dá o tom da 22ª edição da Semana Nacional de Ciência

22/10/2025 20:01 A Tarde - Política

Uma cerâmica produzida a partir de conchas de lambretas descartadas no bairro da Mouraria foi a alternativa encontrada pelo estudante Guilherme de Jesus Fraga, do Colégio Estadual da Bahia Central, para ajudar a economia circular e diminuir o impacto ambiental no Centro da capital baiana.Este é um dos projetos apresentados na  22ª edição da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNTC), que teve início na terça-feira, 21, e segue até o próximo domingo, 26. No ano em que o Brasil vai sediar a 30º Conferência das Nações Unidos sobre a Mudança Climática (COP30), a SNCT tem como tema "Planeta água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território", propondo uma reflexão sobre a preservação dos ecossistemas e o papel da ciência na construção de soluções sustentáveis.Nesta quarta-feira, 22, Salvador sedia uma das principais agendas do evento, com participação do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária de Educação (SEC), Rowenna Brito, entre outras autoridades, no Auditório Zezéu Ribeiro, na antiga sede da Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).



Leia Também:

















Flica: protagonismo estudantil marca feira literária em Cachoeira




















Governo Jerônimo firma convênio e fortalece a Rede Municipal de Ensino




















Camaçari vira palco da maior feira de ciência e tecnologia do país









O chefe do Executivo do estado destacou o caráter democrático do acesso ao conhecimento que o evento proporciona. “Esse evento significa que a gente pode aproximar a ciência da sociedade e a sociedade se transformar em agente científico. Aqui nesse ambiente, são os estudantes apresentando o que se pode fazer com o resíduo sólido ou com aquilo que sobra para poder fazer papel, por exemplo, e isso me anima muito”, afirmou o governador.

































































Estudantes ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário da Secti, Marcius Gomes




|  Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE










Na ocasião, o governador também lançou a 4ª edição da Revista Bahia Faz Ciência, que tem entre os destaques o projeto apresentado por Guilherme, que também é um dos finalistas do Prêmio EcoInovar do Programa A TARDE Educação, do Grupo A TARDE.“Para mim, é gratificante quando você olha essa revista e pensa assim: ‘poxa, um dia eu estava lá embaixo e outro aqui em cima’. Então, é pensar como aquilo vai me impulsionar na minha carreira e como vai me ajudar. Eu penso que aquilo ali não é só uma revista, é também um reconhecimento do que eu fiz e do que eu vou fazer ainda. Ali eu estou representando não só o meu projeto e eu. Eu represento uma comunidade escolar, com professores, alunos, e também a comunidade que está apoiando o projeto o tempo todo, na gestão de resíduos, também na compra”, destacou o jovem.Para Rowenna, a publicação tem a capacidade de transformar a vida dos estudantes. “Essa revista tem em todas as páginas estudantes da rede estadu

Fonte original: abrir