
Suspeitos de invadir contas gov.br de juízes e retirar restrições judiciais de veículos para revenda são alvos de operação da PF no RS
Suspeitos de invadir contas gov.br de servidores da Justiça para retirar restrições judiciais de veículos são alvos de operação da PF
Polícia Federal
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta sexta-feira (17), mandados de busca e apreensão em três cidades do Rio Grande do Sul contra suspeitos de invadir as contas gov.br de juízes brasileiros e retirar restrições judiciais de veículos. O objetivo era liberar os automóveis para revenda.
Conforme o delegado Davi Jacobs Deleciber, responsável pela investigação que começou este ano, foram apreendidos celulares em imóveis residenciais nas cidades de Canoas, Alvorada e Viamão, todas na Região Metropolitana de Porto Alegre.
"Juízes procuraram o Conselho Nacional de Justiça porque havia suspeita de acesso indevido às contas, principalmente para uso no Renajud (Restrições Judiciais Sobre Veículos Automotores). Por meio de investigação, descobrimos acessos frequentes a partir dessas cidades, que não são a partir de onde atuam esses magistrados", explica o delegado Deleciber.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A PF confirmou que houve a retirada de restrições judiciais de veículos apreendidos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. No RS, em 2 deste mês, cinco pessoas foram presas sob suspeita de envolvimento no esquema. Todas teriam ligação com a revendas de carros.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
O principal beneficiado pela fraude teria sido um comerciante de automóveis que, segundo a investigação, comprou um veículo mesmo sabendo que ele estava sob restrição judicial. De acordo com a polícia, o homem afirmou ter pago R$ 13 mil a um advogado criminalista para que o desbloqueio fosse realizado. Ele ainda teria fornecido a senha gov.br da esposa a um vendedor de uma loja de carros em Dois Irmãos para facilitar a transferência do bem após a remoção da restrição.
Agora, a PF quer saber "o nível de participação dos suspeitos no esquema". Os celulares foram encaminhados para perícia, pois eles não forneceram as senhas. Todos respondem por Associação criminosa e violação de dispositivo informático.
Suspeitos de invadir contas gov.br de servidores da Justiça para retirar restrições judiciais de veículos são alvos de operação da PF
Polícia Federal/Divulgação
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Fonte original: abrir