Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Prefeitos se reúnem para entregar declaração conjunta de compromissos climáticos a secretário-geral da ONU

10/11/2025 21:33 O Globo - Rio/Política RJ

Prefeitos e governadores de diversos países entregaram uma declaração conjunta de compromissos climáticos ao secretário-geral da ONU, António Guterres, com o intuito de fortalecer parcerias entre regiões e assegurar o cumprimento de metas globais. O documento, que conta com 14 mil assinaturas, foi redigido durante a Cúpula de Líderes da COP 30, em Belém, e está dividido em três ações estratégicas.
Newsletter da COP30: Direto de Belém, a equipe do GLOBO manda notícias da conferência mundial sobre o clima; inscreva-se
Entenda complexidade: Como as guerras e o negacionismo climático dos EUA tornaram as negociações mais complicadas na COP30
A primeira promessa feita pelos líderes está relacionada ao comprometimento em apoiar os países na implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e Planos Nacionais de Adaptação (NAPs). A medida visa pôr em prática ações que intensificarão a redução de emissões de gases de efeito estufa e promoverão a adaptação climática.
Em segundo lugar, aparece a necessidade de destravar e democratizar o financiamento climático. Prefeitos e governadores afirmam que ainda enfrentam barreiras no acesso à verba e solicitam que parte do US$ 1,3 trilhão anual (cerca de R$ 7,4 trilhões) previsto no Roteiro Baku–Belém seja direcionada aos governos locais — especialmente no Sul Global —, para garantir uma transição justa, inclusiva e equitativa.
Por último, a declaração pede mais transparência no processo da COP. Segundo os líderes, é essencial priorizar a colaboração multinível e integrar as conquistas subnacionais aos acordos climáticos coordenados pela ONU, a fim de que cada região consiga pôr os compromissos em prática. Eles ainda sugerem a criação de incentivos, para de que países troquem conhecimentos e boas práticas entre cidades, alcançando o progresso sustentável.
— Este é um momento de virada para o nosso planeta e para as nossas comunidades. Do Rio a Belém, os líderes locais estão mostrando que a esperança não é uma promessa, é um plano. Em cada cidade, estamos provando que a ação climática começa onde as pessoas vivem, trabalham e sonham — declarou a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que junto a outras autoridades locais reafirmou o compromisso de tornar a vida dos cidadãos "mais acessível e resiliente".
Além de prefeitos e governadores, a declaração também conta com o apoio de outros líderes globais, como a ex-conselheira nacional do Clima dos Estados Unidos, Gina McCarthy; o primeiro-ministro da Escócia, John Swinney e o ministro do Meio Ambiente e Clima da Lombardia, na Itália, Giorgio Maione.
Initial plugin text

Fonte original: abrir