Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Por que você nunca deve inclinar a cabeça para trás quando tiver um sangramento nasal? Cirurgião tem a resposta

01/11/2025 18:06 O Globo - Rio/Política RJ

Um sangramento nasal, ou epistaxe, ocorre quando o sangue há o vazamento de um vaso sanguíneo dentro do nariz. Embora geralmente seja algo leve e bastante comum, o tratamento inadequado pode transformá-lo em uma emergência médica. Por esse motivo, um especialista americano explicou por que você nunca deve inclinar a cabeça para trás nesses casos.
Maldivas proíbem fumo para nascidos a partir de 2007; regra também vale para turistas
Veja lista: quais medicamentos não podem ser misturados com café?
Michael Gartner, cirurgião conhecido por seus vídeos no YouTube com mais de um milhão de inscritos, publicou um guia de primeiros socorros para lidar com sangramentos nasais. Para torná-lo mais envolvente e claro, ele reagiu a uma simulação da Zack D Films que ilustra as consequências de ceder à vontade de assoar o nariz. O vídeo destaca que, ao fazer isso, o sangue do nariz é desviado diretamente "para a garganta, em direção ao estômago".
Segundo ele, essa ação pode causar vômitos ou até mesmo engasgo se o sangue entrar nas vias respiratórias. "Sangue no estômago é muito irritante e causa muita náusea. Isso às vezes acontece com a rinoplastia. Você nunca deve se deitar enquanto estiver com sangramento nasal", explicou.
Mas, quando ocorre um sangramento nasal incontrolável, qual é o procedimento correto? Gartner concordou com a recomendação de Zack de permanecer sentado, inclinar-se ligeiramente para a frente e "pressionar firmemente a parte macia do nariz" como forma de controlar o sangramento.
'Quilos mortais': uma das maiores transformações do programa, Brianne Riley perdeu mais de 230 kg; veja como ela está hoje
A esse respeito, Gartner explicou: "juntamente com a inclinação para a frente, é vital aplicar pressão na área. Aplique mais pressão, como se estivesse assoando o nariz e depois segurando a respiração. O segredo é respirar pela boca e manter a pressão enquanto se inclina para a frente. Se isso for feito por um período de cinco a dez minutos, o sangramento geralmente para completamente.”
O especialista também abordou a base científica do fenômeno, explicando que os sangramentos nasais geralmente se originam em uma rede capilar específica chamada plexo de Kiesselbach, uma área que consiste em uma rede de pequenos vasos sanguíneos localizados muito próximos à superfície.
"Se esses vasos forem um pouco mais superficiais, eles são propensos a sangrar, especialmente quando as vias aéreas estão secas ou se algo for inserido no nariz, como cutucá-lo", especificou.
O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS) afirma que os sangramentos nasais geralmente não são graves e podem ser tratados em casa. Os mais propensos a eles são crianças, pessoas com pressão alta, mulheres grávidas e pessoas com mais de 45 anos, embora a causa seja frequentemente desconhecida.
O NHS observa ainda que sangramentos que ocorrem "fora da parte interna do nariz" podem exigir atenção profissional. Um médico deve ser consultado se o sangramento ocorrer após uma lesão, se houver uma condição preexistente que afete a coagulação sanguínea ou os vasos sanguíneos, ou se o paciente estiver tomando medicamentos como a varfarina.

Fonte original: abrir