Pesquisa aponta que Lula e clã Bolsonaro “se ajudam” na eleição
Arte/Metrópoles
Pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Arrow entre os dias 1º e 2 de dezembro mostrou que persiste a polarização entre o presidente Lula e a família Bolsonaro, que agora escolheu o senador Flávio para ser candidato ao Palácio do Planalto.Em um dos cenários pesquisados, sem a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), Flávio Bolsonaro aparece com 21,7% das intenções de voto, atrás de Lula, com 37,2%. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União-GO), apareceu em terceiro lugar, distante, com 9,3% das intenções.Em amostragem na qual Flávio Bolsonaro foi substituído por Tarcísio de Freitas, Lula continuou liderando com 38,1%. O governador de São Paulo ficou com 27%, seguido por Ciro Gomes (PSDB), com 7,1%.
Arte/Metrópoles
“A pesquisa mostra que persiste a polarização entre Lula e o candidato apoiado por Jair Bolsonaro. De certa forma, essa interdependência colabora para que ambos cheguem ao segundo turno nas eleições de 2026”, avalia o cientista político Rodrigo Bethlem, responsável pelo levantamento.Segundo turno e rejeiçãoA pesquisa do Instituto Arrow apresentou ainda dois cenários para o segundo turno. Na disputa entre Lula e Flávio Bolsonaro, o petista levaria vantagem, com 45,9% contra 36,3%. O presidente, porém, perderia para Tarcísio de Freitas, que apareceu com 41,9% contra 38,4% de Lula.
Arte/Metrópoles
O levantamento também questionou os eleitores quanto à avaliação do governo Lula e a rejeição ao ex-presidente Jair Bolsonaro e candidatos indicados por ele. A gestão do petista foi aprovada por 42,5% das pessoas entrevistadas, enquanto 52% disseram reprovar a administração de Lula.Quanto ao voto em candidatos indicados por Jair Bolsonaro, 45,6% disseram que não seguiriam uma orientação do ex-presidente. Outros 37,1% afirmaram votar em nomes indicados por Bolsonaro.A pesquisa entrevistou 9.539 eleitores maiores de 18 anos, por telefone, nas cinco regiões do Brasil. A amostragem tem nível de confiança de 95%, com margem de erro de 1% para mais ou para menos.
Arte/Metrópoles
Fonte original: abrir