Operação da polícia no Rio foi um sucesso para 58%, diz pesquisa; 32% consideraram um fracasso
A maioria dos cariocas avalia como bem-sucedida a megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro, que resultou na morte de 121 pessoas e se tornou a mais letal da história do estado. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada neste sábado, 58% dos entrevistados consideram a ação um sucesso, enquanto 32% a classificam como um fracasso. Outros 6% afirmaram que o resultado “depende” e 4% não souberam ou não responderam.
R$ 33 mil: Luciano Hang é condenado a pagar indenização a Lula após financiar a exibição de faixas ofensivas por aviões
Genial/Quaest: Apenas eleitores de esquerda rejeitam mais do que aprovam megaoperação no Rio
A pesquisa mostra uma diferença significativa na percepção de homens e mulheres em relação ao sucesso da operação. Apenas 43% das mulheres consideraram a operação um sucesso, contra 44% que consideraram um fracasso. Entre os homens, 73% defendem que a operação foi um sucesso, enquanto 19% acham que ela foi um fracasso.
O recorte da população entre 31 a 50 anos foi o que mais classificou a operação como bem sucedida: 61%. Entre os entrevistados na faixa de 16 a 30 anos, 54% a consideraram bem sucedida, opinião compartilhada por 55% da população com 51 anos ou mais.
Ao levarmos em consideração o recorte por renda familiar, os que recebem entre 2 a 5 salários mínimos foram os que mais consideraram que a operação foi um sucesso, com 64% dos entrevistados. 57% dos que ganham mais de 5 salários compartilham da opinião, e 51% dos entrevistados que ganham até 2 salários mínimos também consideram a operação um sucesso.
Conforme o nível de escolaridade aumenta, a percepção de que a operação foi um sucesso diminui. 60% da população com ensino fundamental a considera bem sucedida. 59% de quem tem ensino médio completo ou incompleto compartilham da opinião, e 57% de quem tem ensino superior incompleto ou mais também defendem que a atividade foi bem sucedida.
A Quaest realizou 1.500 entrevistas em 40 municípios no estado do Rio. A margem de erro considerada foi de três pontos percentuais para mais e para menos. O nível de confiança é de 95%.
Fonte original: abrir