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MPBA lança campanha para proteger crianças da violência digital

23/10/2025 18:51 A Tarde - Política

Mais de 76 mil denúncias anônimas de violações de direitos humanos e outros crimes no ambiente digital foram registradas em 2025. Os números são alarmantes e, segundo a SaferNet Brasil, 60% dessas ocorrências estão relacionadas a abuso e exploração sexual infantil - um total de 49.336 registros apenas entre janeiro e julho.



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Entre os principais crimes estão o cyberbullying, o aliciamento sexual, a exposição indevida da imagem, o acesso à pornografia e a instigação a episódios autodestrutivos. Diante desse cenário, o Ministério Público da Bahia (MPBA) lançou, nesta quinta-feira, 23, a campanha “O cuidado não pode ficar só no off”, voltada à conscientização sobre os riscos da violência no ambiente digital e à promoção de uma internet mais segura para crianças e adolescentes.O evento de lançamento foi realizado na sede do MPBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.Em entrevista exclusiva a A TARDE, a promotora de justiça Ana Emanuela Rossi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca), destacou que há inúmeras situações em que crianças e adolescentes são expostos a conteúdos e interações nocivas, resultando em adultização, sofrimento psíquico, ansiedade, depressão e até comportamentos autodestrutivos ou violentos.“O objetivo da campanha ‘O cuidado não pode ficar só no off’ é justamente conclamar e convidar os pais, responsáveis, cuidadores de crianças e adolescentes para que façam o que já fazem no mundo físico, estendendo esse cuidado também para o ambiente digital, fazendo com que crianças e adolescentes acessem os benefícios da tecnologia, mas também que protejam os seus direitos, que estejam a salvo de qualquer tipo de violência, de constrangimento e de opressão”, pontuou a promotora.

































































Promotora de justiça Ana Emanuela Rossi, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca)




|  Foto: Clara Pessoa/Ag. A TARDE










Plataforma “Fala, Filho”Uma das principais ações da campanha é o lançamento da plataforma digital “Fala, Filho”, um ambiente voltado à sensibilização de pais e responsáveis sobre o uso seguro da internet. A ferramenta, que utiliza inteligência artificial, oferece respostas para dúvidas frequentes coletadas junto a cuidadores do público infantojuvenil. A plataforma está disponível no site: www.falafilho.com.br.“O mais interessante é que essas informações são transmitidas por avatares digitais, que têm idades de crianças e adolescentes. Isso dá protagonismo ao público infantojuvenil e também cria uma empatia entre essas famílias, aumentando essa conexão, além de fortalecer esses laços familiares de proteção e cuidado”, explicou Rossi

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