Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Indonésia designa ex-ditador Suharto como 'herói nacional'

10/11/2025 04:51 O Globo - Rio/Política RJ

A Indonésia adicionou o ex-ditador Suharto à sua lista de "heróis nacionais" nesta segunda-feira, apesar das objeções de ativistas e acadêmicos que questionam o histórico de direitos humanos do falecido líder militar.
Veja também: Indonésia repatria britânica de 69 anos condenada à morte por narcotráfico
Em um decreto lido pelo Secretário Militar Presidencial, Kosasih, o ex-governante Suharto foi adicionado à lista de heróis nacionais da Indonésia, juntamente a outras nove personalidades. O presidente Prabowo Subianto, genro de Suharto, presidiu a cerimônia do Dia do Herói Nacional.
Outros incluídos na lista são a ativista trabalhista assassinada Marsinah e o ex-presidente Abdurrahman Wahid, falecido em 2009.
Na Indonésia, é comum que as pessoas tenham apenas um nome, como Suharto, Kosasih ou Marsinah. O secretário de Estado Prasetyo Hadi defendeu, na segunda-feira, a designação do ex-ditador militar como herói nacional.
"É uma forma de honrarmos nossos antecessores, especialmente nossos líderes, que sem dúvida deram contribuições extraordinárias à nação", disse ele a jornalistas.
Suharto, que morreu em 2008, aos 86 anos, governou a Indonésia com firmeza por mais de três décadas, após tomar o poder em 1967, na sequência de um golpe militar fracassado.
O regime do ex-general enfrentou acusações de corrupção e violações dos direitos humanos, incluindo a violenta repressão a dissidentes políticos.
Na semana passada, cerca de 500 representantes da sociedade civil, ativistas e acadêmicos publicaram uma carta endereçada ao presidente Prabowo rejeitando a nomeação de Suharto, que consideram uma traição às suas vítimas e aos valores democráticos.

Fonte original: abrir