Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Governo federal fala em 'ajuda humanitária' e 'reconstrução' ao enviar equipes a cidade devastada por tornado no Paraná

08/11/2025 03:33 O Globo - Rio/Política RJ

O governo federal anunciou o envio de equipes para Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, devastada por um tornado que deixou pelo menos cinco mortos na noite desta sexta-feira. Em postagem no X, o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, prestou solidariedade às vítimas e "ajuda humanitária" e "apoio às ações de reconstrução".
"Já estou em contato com os prefeitos Sezar Bovino e Jaison (Laranjeiras do Sul), orientando sobre os procedimentos para o decreto de situação de emergência", escreveu o ministro. "Sob a orientação do presidente Lula, e em articulação com a ministra Gleisi (Hoffmann, de Relações Institucionais), estamos tratando dos planos de ajuda humanitária, do envio de equipes e do apoio às ações de reconstrução", completou Góes.
Initial plugin text
Segundo o ministro, o governo federal, por meio da própria pasta e da Defesa Civil, "permanece em prontidão total para apoiar as prefeituras e garantir assistência imediata à população".
A própria Gleisi Hoffmann também se manifestou na internet. "Este é um momento de união e de soma de esforços entre governos e sociedade para apoiar a população e reconstruir o que foi perdido", postou a ministra, acrescentando que a gestão petista "não medirá esforços para amparar as famílias atingidas".
Initial plugin text
A situação da cidade também foi lamentada pelo prefeito Sezar Augusto Bovino:
— Chove muito forte e cerca de 80% da cidade está no chão. A força da tempestade derrubou postes de luz, destelhou imóveis, destruiu construções e pegou muita gente voltando para casa. Tem bastante veículos sob escombros. Há pelo menos três mortes, sendo dois idosos. Há muito feridos também, e os hospitais estão superlotados — narra o prefeito.
De acordo com o prefeito, as vítimas estão sendo atendidas em hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, num mutirão de médicos de diferentes localidades da região.
— Há muitos feridos com a cabeça machucada. Fora dos hospitais, temos pelo menos três equipes de médicos e enfermeiros percorrendo a cidade para ver se há pessoas presas sob os escombros — Sezar Augusto Bovino.
O prefeito também afirmou que o Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, entrou em contato com ele se colando à disposição para ajudar na cidade.
Já o governo do Paraná disse, em nota, que está "totalmente mobilizado e acompanhando com atenção as chuvas desta sexta-feira e o impacto dela nas cidades do estado". Segundo a gestão de Ratinho Jr., a Defesa Civil emitiu alertas vermelhos ao longo da tarde e da noite para seis cidades e já há acumulados bastante significativos em algumas regiões, superiores a 36 mm no começo da noite. Além disso as chuvas devem se prolongar ao longo do sábado. Ventos fortes superior a 70 km/h também já foram registrados pelos radares do Simepar e INMET.
"A Defesa Civil e as nossas forças de segurança estão em alerta, mobilizadas e acompanhando as cidades atingidas pelas fortes tempestades. Nossa solidariedade à toda população das regiões afetadas. Seguimos em atenção permanente", escreveu o governador nas redes sociais.
O MetSul destacou que o tornado é "um fenômeno de microescala (área muito pequena) e na maioria dos casos de curta duração (minutos)".
"O tornado arrasador no município paranaense de Rio Bonito do Iguaçu se formou sob condições extremamente favoráveis no ambiente ciclogenético (de formação do ciclone) que organizou uma linha de instabilidade com tempestades severas a partir do Noroeste e o Norte gaúcho, onde ocorreram temporais. Ao avançar para Norte, esta linha pode ter causado tornado também no interior de Dionísio Cerqueira (SC), antes de alcançar o Paraná e gerar o tornado de Rio Bonito do Iguaçu. A instabilidade intensa avança agora pelo Paraná, onde o risco de novas tempestades severas é alto", disse o MetSul.
Alerta de tempestade
Initial plugin text
Nesta quinta-feira, a Defesa Civil do Paraná publicou um vídeo nas redes sociais alertando para a previsão de tempestades severas nesta sexta-feira, com risco de ventania, acumulado de chuvas que podem ultrapassar 50 milímetros e granizo.
"Ao longo desta sexta-feira, novas áreas de instabilidade voltam a atuar sobre o estado. Há risco para tempestades localmente severas, com intensas rajadas de ventos, chuva forte em curto espaço de tempo, muitas descargas elétricas e granizo pontual. Entre o sábado e o domingo, o aprofundamento de um ciclone extratropical no oceano provoca rajadas de vento entre 40 e 60 quilômetros por hora em toda a faixa leste do estado, favorecendo agitação marítima em todo o litoral", diz o comunicado.

Fonte original: abrir