Coleção de Tarsila do Amaral retorna da Europa e ganha exposição no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de SP
Uma nova exposição de Tarsila do Amaral ocupa, a partir desta quinta-feira (6), o Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo de São Paulo, localizado na Zona Sul da capital paulista. Intitulada “São Paulo— Paris: a descoberta de Tarsila do Amaral”, a mostra é dedicada especialmente à trajetória da artista modernista entre as duas cidades, com criações entre as décadas de 1910 e 1960. Esta é a primeira vez que a coleção da artista, sob cuidados do Acervo dos Palácios (departamento museológico da Casa Civil), estará reunida no local.
Ao todo, 13 telas e três gravuras de Tarsila estão expostas no Salão dos Pratos. Importante espaço de reuniões e exposições no endereço, a sala passou recentemente por um projeto de restauro, que retomou suas características originais e reformou elementos como piso, portas e teto.
Dentre as 16 obras, seis foram emprestadas para exposições em Paris, na França, e em Bilbao, na Espanha, entre setembro de 2024 e junho de 2025.
“O conjunto de obras de Tarsila pertencente ao Acervo dos Palácios é único, pois além de nos possibilitar acompanhar toda a carreira da artista, é constituído de obras icônicas. Fazer essa exposição logo após as obras retornarem de um importante empréstimo à Europa é presentear São Paulo com cultura, arte e ampliar o acesso sobre uma das mais significativas pintoras modernas brasileiras”, disse Rachel Vallego, curadora da mostra e responsável pela atual gestão do acervo, em nota.
Esta é a primeira vez que a coleção completa da artista estará reunida na sede do Governo de SP
Divulgação/Governo de SP
Ao mostrar a trajetória de Tarsila entre São Paulo e Paris, a exposição tem como eixo central as “descobertas artísticas” que fez nas capitais. De São Paulo, a artista modernista guardou cores, formas e memórias de sua infância na fazenda e da vida urbana. Já em Paris, na efervescência dos anos 1920, absorveu as vanguardas europeias e encontrou no Modernismo ferramentas para interpretar a cultura visual do Brasil.
A iniciativa também integra as comemorações do aniversário de 40 anos do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado de São Paulo, responsável pela gestão das coleções artísticas e históricas dos palácios governamentais.
“São Paulo — Paris: A Descoberta de Tarsila do Amaral”
Onde: Palácio dos Bandeirantes. Avenida Morumbi, 4500, Morumbi. Visitação: segunda a sexta, das 10h às 16h; aos sábados é preciso conferir a disponibilidade. A entrada é gratuita, mas é necessário agendamento prévio com no mínimo 48 horas de antecedência (feito no site do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Estado de São Paulo).
Fonte original: abrir