
Baiana reestreia no UFC: "Dois anos afiando o machado"
Dois anos depois de estrear no UFC, a baiana Ravena Oliveira voltou ao octógono com a mesma fé, mas com uma força diferente - a de quem se reconstruiu por dentro. A atleta de Miguel Calmon, que representa a equipe Life MMA, de Feira de Santana, retornou neste mês ao UFC Fight Night, em Vancouver, Canadá, enfrentando a também brasileira Stephanie "Rondinha" Luciano.A estreia de Ravena no UFC, em 2023, foi marcada por garra e entrega. Apesar da derrota, ela saiu com a sensação de ter pertencido. "Não consegui a vitória, mas foi uma grande guerra", lembra.
Leia Também:
Conheça a baiana que sofreu agressão, aprendeu a lutar e chegou ao UFC
Trump comemora aniversário com evento do UFC na Casa Branca
Baiano no UFC: Samuel Sanches brilha com nocaute e fatura contrato
No entanto, na primeira tentativa, não veio o grande objetivo do UFC - a vitória. Com o fim do contrato sem renovação, Ravena passou dois anos esperando pelo telefone que deu a ela mais uma chance de lutar no maior palco de MMA do mundo."Eu nem acreditava. Estava treinando quando recebi a ligação. Me deu vontade de chorar. Parecia que meu momento nunca ia chegar, mas Deus é perfeito. Foi sensacional", conta. Rondinha no caminhoComo sempre, Ravena topou o desafio, e apareceu em seu caminho Stephanie ‘Rondinha’ Luciano, brasileira conhecida por sua trocação intensa e versatilidade. No ringue, Rondinha venceu Ravena no terceiro round com uma finalização após encaixar um mata-leão, em uma luta apertada.Com o olhar firme e a serenidade de quem amadureceu na espera, Ravena segue sua trajetória para os próximos confrontos apostando na inteligência tática e na fé. "Acredito que tudo acontece no tempo certo. Me sinto pronta pra viver esse momento e conquistar essa vitória", projeta.A vitória está próxima, e Ravena só depende dela para tornar seu sonho realidade. "Vai ser a realização de um dos maiores sonhos da minha vida. Esperei tanto por isso que não tenho nem palavras pra explicar a sensação. Só de imaginar já dá um nó na garganta", se emociona.
Ver essa foto no Instagram Uma publicação compartilhada por All In Sports Management (@allinsportsmgmt)No entanto, ainda é o primeiro passo em direção ao maior sonho da vida da lutadora: "Meu sonho é o cinturão. Não tenho pressa, mas quero subir cada degrau com fé e trabalho duro"."Treinei pra esse momento, e agora é a hora. Quero vencer, mostrar meu trabalho e representar a Bahia, pra todos que acreditaram em mim e pra Deus, que nunca me deixou desistir", completa."Psicologicamente, estou muito melhor. Me aproximei mais de Deus, comecei a fazer terapia e amadureci muito nesses dois anos. Foram dois anos afiando o machado, me aperfeiçoando, melhorando a minha mente e o meu coração", diz a lutadora, que agora vive uma nova fase dentro e fora dos tatames.FICHA DA LUTADORANome: Ravena OliveiraIdade: 28 anosNatural de: Miguel Calmon (BA)Altura: 1,65 mCategoria: Peso-palha (até 52,1 kg)Equipe: Life MMA (Feira de Santana)Cartel: 7 vitórias, 3 derrotas, 1 empate
Fonte original: abrir