Apagão em 9 estados e no DF: o que causou a queda de energia? veja perguntas e respostas
Oito estados e DF registram apagão nesta madrugada
O Ministério de Minas e Energia confirmou nesta terça-feira (14) um apagão durante a madrugada, que afetou o Distrito Federal e ao menos outros 9 estados em todas as regiões do país. Segundo a pasta, a energia já foi restabelecida.
💡De acordo com o ministério, "houve uma perturbação de grande porte no sistema interligado nacional a 0h32 desta terça-feira" e, com isso, aconteceu uma desconexão nos fluxos de fornecimento de energia dos estados.
Por isso, foi necessário desligar 10 megawatts (MW) de carga, de forma controlada, por prevenção.
Veja, nesta reportagem, o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o apagão:
O que causou a queda de energia?
Segundo o governo federal, a falha foi causada por um incêndio em uma subestação de energia elétrica no Paraná, no município de Bateias.
O acidente desligou toda a subestação de 500 kV, desconectando os fluxos de energia entre as regiões Sul e Sudeste/Centro - Oeste, ocasionando contingência severa, como explicou o ministério.
Mais cedo, as companhias de energia que atuam no país citaram uma interferência no Sistema Interligado Nacional (SIN). Ainda não se sabe o que causou o incêndio.
Quanto tempo as regiões ficaram sem energia?
De acordo com o ministério, o retorno dos equipamentos e a recomposição da transmissão de energia se deu de maneira controlada logo nos primeiros minutos, e até 1h30 da manhã, todas as cargas das regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-oeste foram restabelecidas.
⏰Ou seja, o incêndio ocorreu às 0h32. Por volta de 1h30 da manhã, as cargas da maior parte das regiões já haviam sido estabelecidas. Só a região Sul demorou um pouco mais e foi a última a ter o fluxo de energia restabelecido, às 2h30 da manhã.
É o que diz o Ministério de Minas e Energia. Segundo a pasta, o tempo de recomposição total do fornecimento de energia elétrica no país foi inferior a ocorrências desse mesmo porte que já ocorreram no sistema interligado nacional.
Que medidas estão sendo tomadas?
O ministério vai fazer uma reunião preliminar nesta terça, com os principais agentes envolvidos, para identificar as causas do apagão.
Segundo apurou a GloboNews, vão participar representantes do ministério, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Fonte original: abrir