Análise: Bruno Henrique marca dois e dá o tom em vitória que leva Flamengo à liderança provisória do Brasileirão
Sob os olhares de quase 68 mil torcedores que lotaram o Maracanã após a classificação do time para a final da Libertadores, o Flamengo construiu uma tranquila e sintomática vitória por 3 a 0 contra o Sport, virtualmente rebaixado para a Série B de 2026. Com gols dos ídolos — e únicos remanescentes do time que fez história em 2019 — Bruno Henrique, que balançou as redes duas vezes ao atuar como centroavante, e Arrascaeta, em linda cobrança de falta, o rubro-negro assumiu a liderança provisória do Campeonato Brasileiro com 64 pontos — às 18h30, o Palmeiras, que tem 62, visitará o Juventude em Caxias do Sul.
Na ausência de Pedro, que deve ficar fora por mais três ou quatro semanas, a tendência é que Filipe Luís mantenha Bruno Henrique na posição mesmo após as reclamações do atacante, principalmente contra equipes que não ofereçam tanto perigo ao gol rubro-negro, como foi o caso do Sport. Justamente pela diferença técnica entre as equipes e, claro, pela sequência de jogos com tons decisivos, o treinador levou a campo ontem uma equipe mista, com mexidas em todos os setores. Para se ter ideia, do time que empatou com o Racing na quarta-feira, apenas Rossi, Léo Pereira, Carrascal — que lesionou as costas e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo — e Plata seguiram entre os titulares.
Reservas brilham
No entanto, apesar da presença do quarteto, foram principalmente os jogadores com mais fôlego que brilharam na partida e levaram o Flamengo para a vitória. Apesar de terem as responsabilidades defensivas como as mais óbvias, Danilo e Emerson Royal foram importantes na construção ofensiva pelo lado direito. Já no meio-campo, De La Cruz levou perigo em pelo menos duas finalizações de fora da área. E, no ataque, os holofotes ficaram com Bruno Henrique, artilheiro da noite, mas Samuel Lino, autor de uma assistência para o camisa 27 logo no início da segunda etapa, também teve boa atuação.
Já com a partida resolvida, ainda deu tempo de Arrascaeta mostrar que segue forte na briga pela artilharia do Brasileirão. Apesar de ter sido ultrapassado por Kaio Jorge, que balançou as redes duas vezes no 3 a 1 do Cruzeiro contra o Vitória e chegou aos 17 gols no campeonato, o uruguaio marcou pela 16ª vez num golaço e segue colado no atacante cruzeirense.
— Sempre falo que tento dar o melhor para o grupo e para o Flamengo, e é isso que vai ficar quando eu parar de jogar e encerrar a carreira no Flamengo — falou o uruguaio.
— Arrascaeta é um grande amigo. Desde quando ele jogava no Cruzeiro, eu tinha o sonho de jogar com ele pela qualidade excepcional. É um gringo brasileiro (risos). Então muito feliz por estar fazendo história com ele no Flamengo e pelo nosso momento também — celebrou Bruno Henrique.
Além disso, Evertton Araujo foi expulso com cartão vermelho direto após acertar o joelho de Ramon com as travas da chuteira em bola dividida.
Com um mês até a final da Libertadores, que será no dia 29, em Lima, o Flamengo pode manter o foco concentrado no Campeonato Brasileiro por algumas semanas. Na próxima quarta-feira, o rubro-negro visitará o São Paulo na Vila Belmiro, já que o tricolor paulista não jogará mais no Morumbis até o final do ano por conta da agenda de shows no estádio.
Fonte original: abrir