Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

Análise aponta causas de espuma que chamou atenção na Lagoa da Conceição, em Florianópolis

15/10/2025 13:31 G1 SC

Espuma aparece na Lagoa da Conceição, cartão-postal de Florianópolis; VÍDEO
Uma análise divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) nesta quarta-feira (15) apontou que a espuma presente na Lagoa da Conceição, em Florianópolis, ocorreu pela floração de microalgas. O fenômeno no cartão-postal, segundo o órgão, é natural e pode ocorrer por altas temperaturas, luminosidade intensa e a presença de nutrientes na água.
A mancha é vista por moradores pelo menos desde sábado (11), com o avistamento de animais mortos. Na segunda-feira (14), vídeos mostravam a cor escura na área entre o trapiche e a estrutura da antiga ponte do bairro que leva o mesmo nome da lagoa (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Lagoa da Conceição, em Florianópolis
Morgana Fernandes/NSC TV
A prefeitura da capital e a Casan já haviam citado a suspeita sobre a proliferação das microalgas como causa da espuma. O IMA segue orientando a população a evitar o contato direto com a água da região.
📍 A Lagoa da Conceição é uma laguna que leva o mesmo nome do bairro onde está inserida. O local é famoso como um dos principais pontos turísticos da cidade e abriga espaços culturais, bares e restaurantes tradicionais de Florianópolis.
"As chamadas florações de microalgas são eventos de crescimento acelerado desses microrganismos, que podem alterar a coloração e as características químicas da água. O IMA recomenda que a população evite o contato direto com a água em áreas onde forem observadas manchas, alteração de cor ou presença de espuma na superfície", disse o IMA.
Animais mortos em espuma na Lagoa da Conceição, em Florianópolis
NSC TV/Reprodução
LEIA TAMBÉM:
Espuma aparece na Lagoa da Conceição, cartão-postal de Florianópolis
Ponto turístico está entre os mais contaminados com cocaína do mundo
🛥️ A análise do IMA foi feita pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), que é parceiro do órgão em ações de monitoramento da qualidade da água. Conforme os técnicos, não há previsão de retirada da espuma do local, já que ele deve se dispersar naturalmente.
"Esse tipo de evento tende a se dissipar naturalmente com a mudança das condições ambientais, como a diminuição da temperatura, das chuvas, presença de ondulação e da intensidade solar", afirmou o órgão.
Espuma densa na Lagoa da Conceição, cartão-postal de Florianópolis
Morgana Fernandes/NSC TV
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias

Fonte original: abrir