Logo
Tudo que você precisa saber sobre as eleições em um só lugar

ABAF é confirmada para fazer parte da delegação brasileira na COP 30

22/10/2025 17:31 A Tarde - Política

A Bahia terá presença confirmada na COP30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ). O diretor-executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade, foi convidado a integrar a delegação oficial brasileira, representando o setor florestal do estado.De acordo com comunicado enviado pela Presidência da República, os delegados selecionados terão acesso à Zona Azul, área sob responsabilidade da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), onde ocorrem as principais negociações e encontros oficiais.“Sinto-me honrado em poder representar o governo brasileiro num evento tão importante que vai discutir o futuro do planeta”, afirma Andrade.

































































diretor-executivo da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF), Wilson Andrade




|  Foto: Divulgação










Mais de 30 mil pessoas de diversos países se inscreveram para participar da conferência, mas apenas cerca de 5% foram escolhidas, com base em sua trajetória e experiência no tema.



Leia Também:

















Além dos ônibus: BID mira recursos para segurança e criatividade na Bahia




















STJ encurta caminho para responsabilizar Tronox por doenças em Areias




















Justiça manda Meta excluir posts falsos contra advogados baianos




















Fundação Vovó do Mangue leva 30 propostas de defesa dos manguezais à COP 30









A COP30 será realizada de 10 a 21 de novembro de 2025, em Belém (PA), e contará com 286 eventos distribuídos em quatro auditórios nas Zonas Azul e Verde. A programação inclui negociações, debates técnicos e painéis temáticos sobre floresta, água, bioeconomia, inovação e sustentabilidade, além de discussões sobre as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e o Plano Clima.Para Andrade, o encontro será uma oportunidade de mostrar ao mundo a relevância do setor florestal brasileiro.“O setor se transformou em uma potência socioeconômica que une produtividade, conservação ambiental e inovação tecnológica”, avalia.Segundo dados da ABAF, o Brasil possui 10,5 milhões de hectares de árvores plantadas e 7,01 milhões de hectares de vegetação nativa conservada — uma área superior à soma dos territórios da Bélgica e da Suíça. Mais de 60% dessas áreas contam com certificação internacional há mais de 20 anos.Na Bahia, são 700 mil hectares voltados à produção e 500 mil

Fonte original: abrir